Imprensa internacional dá destaque à caravana de Lula

Mídia latino-americana e europeia acompanham caravana de Lula pelo Nordeste e ressaltam apoio popular e resiliência do ex-presidente

Por | Edição do dia 22 de agosto de 2017
Categoria: Lula pelo Nordeste | Tags: ,


A viagem de 18 dias do ex-presidente Luiz InácioLula da Silva pelo Nordeste, no projeto Lula Pelo Brasil, está apenas começando, mas já tem até repercussão internacional. Enquanto isso, a mídia brasileira esconde a viagem e, muitas vezes, ignora os atos de Lula.

Com enunciados como “Lula busca conforto nos banhos de multidão” e “Lula em missão de reconquista no Nordeste“, em revistas como L’Express e Le Point, a cobertura francesa acompanha a caravana do petista dia a dia. Citando a herança social que o x-presidente deixou na região, o L’Express cita que a turnê de três semanas é uma espécie de volta para casa de Lula, que nasceu em Pernambuco.

“Nessas terras áridas, ele experimentou a fome. Ele ainda passou a engraxar sapatos para ajudar a sua família antes de emigrar para os sete anos de São Paulo (sudeste), onde trabalhou como metalúrgico. O Nordeste é uma das regiões que mais se beneficiaram com a política social ambiciosa de Lula, que ajudou durante seus dois mandatos (2003-2010) a tirar dezenas de milhões de brasileiros da pobreza”, traz a matéria.

Sites que cobrem toda a Europa, como o alemão “Euronews”, também acompanham a viagem e apontam que Lula é o favorito para as eleições presidenciais de 2018. O veículo francês “Libération”, por exemplo, destaca a “extraordinária resiliência” de Lula.

A imprensa dos países vizinhos da América Latina também segue a caravana. A Telesur enfatizou que os “brasileiros expressam apoio a Lula durante sua viagem” e ilustra a matéria com várias fotos da recepção do povo baiano a Lula.

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados