Boa Tarde!, Domingo - 25 de Agosto de 2019

 

IMA devolve 60 aves para a natureza em ação de repatriação

Agência Alagoas / 3:43 - 07/07/2017

Operação acontece em conjunto com Ibama e Batalhão de Polícia Ambiental


Uma importante ação do setor de Gestão de Fauna do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) está sendo concluída nessa sexta-feira (07). Trata-se de uma ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), para repatriação de 60 aves as suas regiões de origem, entre as cidades de Salvador e Vitória da Conquista, ambas no estado da Bahia.

As equipes do IMA e do BPA iniciaram a viagem na terça-feira (4). A destinação desses pássaros é o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) das duas cidades. Lá, as aves passarão por avaliações, para posterior soltura no ambiente.

Para o Cetas de Vitória da Conquista foram encaminhados dez trincas-ferros (Saltator similis), um bico-de-pimenta (Saltator atricollis), um papa-capim-das-costas-cinzas (Sporophila ardesiaca), dezoito coleirinhos (Sporophila cearulescens), oito pintassilgos (Sporagra megellanica), um papagaio-chaua (Amazona rhodocorytha), oito maracanãs-verdadeiras (Primolius maracana), duas jandaias-mineiras (Aratinga auricapillus) e dois papagaios-galegos (Alipiopsitta xanthops).

Já o Cetas de Salvador recebe seis araras-canindé (Ara ararauna), uma arara-macao (Ara macao), uma arara vermelha (Ara chloropterus) e um papagaio-moleiro (Amazona farinosa).

Repatriação

 

O tráfico de animais silvestres espalha espécies por todo o território nacional e para fora do país. Em meio às ações de fiscalização e de conscientização da população para que seja feita a entrega voluntária dos animais criados de forma irregular, o Cetas termina por acolher diversas dessas espécies denominadas exóticas ou que, mesmo tendo registro em Alagoas, não ocorrem no Estado.

 

Esses animais não podem simplesmente ser soltos na natureza. Isso causaria um desequilíbrio ecológico. A repatriação de animais consiste na devolução desses bichos as suas regiões de ocorrência. As 60 aves devolvidas pelo IMA e pelo BPA nessa ação receberam marcação para monitoramento.


Comentar usando