Ifal lamenta morte de professora por Covid-19

Ifal lamenta morte de professora por Covid-19

Por Ascom Ifal | Edição do dia 9 de abril de 2021
Categoria: Coronavírus | Tags: ,,


Professora Osineide Cavalcante (Foto: Ascom Ifal)

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro lamenta informar o falecimento da professora Osineide Cavalcante de Farias, ocorrido nesta quinta-feira (8), por complicações de saúde em decorrência da Covid-19. Osineide estava internada em UTI havia dias, mas acabou não resistindo. O campus decretou luto oficial de três dias, de hoje até sábado (10), com suspensão das atividades presenciais escalonadas amanhã (9).

Franca, verdadeira, mulher de fibra, amável e acolhedora são algumas das principais características atribuídas a Osineide pelos colegas de trabalhos. Era também uma grande amante e protetora dos animais.

Nascida em Murici, a professora faria 60 anos de idade daqui a dois meses, no dia 8 de junho. Ela começou a lecionar ainda na adolescência e se tornou professora de Língua Portuguesa. Foi diretora-geral do Campus Penedo, de 2010 a 2013, quando o campus foi inaugurado, e também do Campus Marechal Deodoro, de 2006 a 2010, então unidade descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet-AL).

Em Marechal Deodoro, criou o Festival Lítero-Musical, evento cultural que se tornou tradicional no município, contando com a participação de toda a comunidade, e precedeu a atual Festa Literária (Flimar).

Admirada pelos colegas pela postura firme na defesa das causas em que acreditava, Osineide foi uma grande entusiasta e defensora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde estava lecionando nos cursos técnicos em Cozinha e Hospedagem. É considerada uma das principais responsáveis pelo crescimento da modalidade no Campus Marechal Deodoro, dando oportunidades a homens e mulheres que precisaram interromper os estudos, de retornarem à sala de aula para uma educação profissional de qualidade.

Por causa dos protocolos de segurança sanitária relacionados à Covid-19, não haverá velório. O sepultamento será em Murici.

Nesse momento de pesar, o Ifal – Campus Marechal Deodoro se solidariza com familiares e amigos de Osineide e registra sua homenagem à professora e a todas as vítimas da pandemia da Covid-19. No último dia 15 de março, o campus deu adeus ao estudante Márcio da Silva, do curso técnico em Hospedagem.

A instituição também reforça a importância de manter o isolamento social e o uso de máscaras e álcool gel como medidas fundamentais para evitar contágios pelo coronavírus, ao mesmo tempo que apoia e incentiva a campanha de vacinação realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Todas as atividades letivas da escola continuam sendo realizadas de forma remota. Apenas as atividades administrativas de gestão estão sendo realizadas presencialmente, de forma escalonada.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados