, Quarta-Feira - 18 de Setembro de 2019

 

ICMS é tema de palestra realizada pelo Sindilojas

Assessoria / 3:57 - 29/05/2018

Evento faz parte do programa Sua Empresa Legal no Sped Fiscal, da Fecomércio AL


A palestra ICMS e suas Complexidades, do programa Sua Empresa Legal no Sped Fiscal, chegou em Palmeira dos Índios, na semana passada, em evento realizado no auditório do Cesmac do Sertão. A palestra ministrada pelo advogado especialista em direito tributário, Pedro Mendonça, foi realizada pela Fecomércio, em parceria com o Sebrae, o Sindicato do Comércio Varejista de Palmeira dos Índios (Sindilojas Palmeira) e o HUB de Negócios e Inovações do curso de Administração da instituição de ensino.

O evento contou com a presença de empresários, associados do Sindilojas, contadores e alunos do Cesmac. Mendonça pontuou a definição do imposto ICMS, que se trata de operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual.

O ICMS é uma das principais fontes de arrecadação dos estados, uma vez que incide tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. No caso das empresas, esse tributo é incidido nessas movimentações: venda e transferência de produtos; transporte entre municípios ou estados brasileiros, seja de bens, pessoas ou valores; importação de mercadorias, mesmo que para consumo próprio e não com o objetivo de revenda; prestação de serviço no exterior e serviços de telecomunicação.

“Para quem pensa em abrir uma empresa, ou já tem seu próprio negócio, conhecer mais sobre como esse tributo funciona é essencial. Dominar o básico sobre o tema já lhe dá subsídios suficientes para olhar os números e não se sentir perdido”, afirmou.


Comentar usando