HPV: Saúde promove vacinação em shoppings da capital

Por | Edição do dia 16 de outubro de 2015
Categoria: Blog, Notícias | Tags: ,


Foto: Ascom SMS

Foto: Ascom SMS

O Programa Nacional de Imunização (PNI), ligado à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que, no próximo sábado (17), haverá vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos, no Shopping Pátio e Maceió Shopping, das 10 às 22h. Além disso, 14 equipes volantes estarão realizando busca ativa dessas meninas, nas localidades de difícil acesso nos oito distritos sanitários da capital, das 8h às 14h. A SMS almeja atingir a meta do Ministério da Saúde, que é de 80% (até agora só foram vacinadas 23% das 25 mil garotas na faixa etária recomendada).

Durante a semana, a vacinação permanece nos shoppings citados das 13 às 21h e nas unidades de saúde durante o horário de funcionamento de cada uma delas. Até o dia 10 de novembro também acontecerá à vacinação do HPV nas escolas públicas e particulares de Maceió.

As meninas devem tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda dose, seis meses após a primeira. Devem comparecer com o cartão de vacinação meninas de 09 até 13 anos. O recomendado são três doses (a segunda seis meses após a primeira e a terceira cinco anos após a segunda).

As garotas que ainda não receberam a primeira dose da vacina HPV devem ser vacinadas conforme o esquema. Já as meninas que já receberam as duas doses da vacina não devem ser vacinadas e sim aguardar o prazo para a terceira dose que está no cartão de vacina.

A vacina contra o HPV serve para diminuir o risco de câncer do colo do útero, de pênis e ânus. A vacina é gratuita para todas as meninas entre 09 e 13 anos porque tem uma eficácia de 100% quando é administrada antes do primeiro contato íntimo. A partir dos 14 anos de idade, quem desejar tomar a vacina contra o HPV deve comprá-la na farmácia.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados