Hospital Regional da Mata realiza cirurgia em paciente e retira mioma de quase 4 kg

Mioma estava 44 vezes maior que o aceitável

Hospital Regional da Mata realiza cirurgia em paciente e retira mioma de quase 4 kg

Mioma estava 44 vezes maior que o aceitável

Por Assessoria | Edição do dia 22 de setembro de 2021
Categoria: Saúde | Tags: ,,


A equipe de ginecologia e de cirurgia geral do Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, passou por um desafio na terça-feira (21), ao realizar um procedimento de histerectomia, com o intuito de retirar um mioma do útero de uma paciente de 56 anos. Há aproximadamente seis meses, a auxiliar de serviços gerais M.A.S., sentia dores que acreditava tratar-se de um cálculo renal, mas, após uma tomografia computadorizada, descobriu que o problema era, na realidade, um grande mioma uterino, de quase 4 kg.

A paciente, que reside em União dos Palmares, e nunca havia feito acompanhamento com ginecologista, teve sua cirurgia realizada pela equipe do HRM, composta pelos médicos ginecologistas Fátima Santiago e Hiram Maia, além do anestesiologista Nicolau Viana. O procedimento cirúrgico durou aproximadamente duas horas e não teve intercorrências graves. A paciente está se recuperando bem no pós-operatório, conforme boletim médico emitido pela unidade hospitalar.

Segundo a equipe médica, o útero e o mioma pesavam, juntos, quase quatro quilos. O útero da paciente deveria pesar entre 25 e 90 gramas, ou seja, por conta do mioma, o útero estava, aproximadamente, 44 vezes mais pesado do que o ideal.

Em funcionamento há menos de um ano, o HRM já realizou quase duas mil cirurgias e conta com centro de diagnóstico, centro cirúrgico e assistência ambulatorial. O HRM dispõe de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 26 de emergência, 35 de internamento clínico, 45 de internamento cirúrgico e quatro salas instaladas no centro cirúrgico. Além disso, o Hospital Regional da Mata é referência no tratamento do AVC, por meio do Programa AVC Dá Sinais, criado pelo Governo do Estado no mês passado.

Sobre mioma uterino – Mioma uterino é um tumor benigno que se desenvolve a partir da musculatura lisa do miométrio (uma das camadas do útero) e cerca de 50% a 70% das mulheres podem ser acometidas pelo tumor.

A retirada do mioma uterino é a principal causa de histerectomia em mulheres na idade fértil, o que impossibilita, assim, a gestação. Os sintomas incluem aumento do fluxo menstrual, anemia, aumento do volume abdominal, constipação intestinal, dor e infertilidade.

O tratamento pode ser feito por meio medicamentoso, ou por procedimento cirúrgico. O acompanhamento com um ginecologista é essencial para o diagnóstico e também para que o mioma não evolua para quadros mais graves.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados