Boa Noite!, Sábado - 4 de Abril de 2020

 

Hortas medicinais são implantadas em escolas com o apoio da Emater

Assessoria Emater / 10:29 - 13/06/2017

Prática iniciada por alunos da rede pública será disseminada como referência nas comunidades


Os municípios de Piranhas, Mata Grande, Olho D’água do Casado e Água Branca receberam 500 mudas de plantas medicinais por meio de projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Emater e Universidade Federal de Alagoas que busca estimular a produção de fitoterápicos com o uso de medicinais cultivados por agricultores familiares. 

As mudas reúnem mais de 20 espécies e estão sendo utilizadas para implantação de Hortas Matrizes em escolas públicas, tendo como base as práticas disseminadas durante palestras promovidas em cada um dos municípios parceiros com o tema “Plantas Medicinais e Fitoterápicos e Implantação de Hortas”, ministradas pelo engenheiro agrônomo e professor da Ufal, Clemens Fortes. 

(Foto: assessoria)

(Foto: assessoria)

As Hortas Matrizes funcionam como unidades centrais utilizadas como referência para que as técnicas sejam replicadas nas comunidades. Implantadas nas escolas, as hortas irão receber cuidados dos alunos e, com a atuação de técnicos da Emater, serão levadas para os agricultores familiares, observando fatores como manejo do solo e água e conhecimentos agroecológicos. 

“A ideia é que com o apoio das escolas os alunos aprendam e valorizem a medicina popular e, ao mesmo tempo, ajudem a disseminar a prática nas comunidades locais. Dentro do projeto, os técnicos da Emater vão multiplicar a iniciativa nas comunidades, estimulando o plantio de medicinais”, ressaltou a coordenadora de Projetos da Emater, Maria da Guia Fonseca.  

Entre as doações estão mudas de romã, boldo brasileiro, amora, cidreira, babosa, moringa, capim santo, orégano e hortelã, todas utilizadas para implantação das hortas nos municípios nos dias 6 e 7 deste mês. 


Comentar usando