Hoje é Dia: centenário de Clarice Lispector marca esta semana

Hoje é Dia: centenário de Clarice Lispector marca esta semana

Por Agência Brasil | Edição do dia 6 de dezembro de 2020
Categoria: Brasil, Notícias | Tags:


Rio de Janeiro, RJ, Brasil – Estátua da escritora Clarice Lispector e seu cão Ulisses no Leme. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Para o Brasil, esta semana é marcada pelo centenário de nascimento da consagrada escritora Clarice Lispector. Ela  nasceu na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920, naturalizou-se brasileira e foi reconhecida como uma das principais autoras do país. Romances, poesias e contos fazem parte dessa carreira privilegiada. Obras como A hora da estrela A paixão segundo G.H. estão entre as mais famosas de sua trajetória. Mas, ela também atuou como jornalista. Clarice morreu em 1977. A história dela tem sido destaque em materiais na Empresa Brasil de Comunicação. Neste ano especial de centenário, a memória dela é celebrada com uma série de lançamentos, incluindo o livro Todas as Cartas. Confira reportagem abaixo produzida pela TV Brasil

Clique aqui para visualizar a tabela com as datas da semana.

Neste centenário, Clarice foi homenageada em mostra na Universidade de São Paulo, como destacou reportagem da Agência Brasil. Nos últimos anos, as rádios EBC, incluindo a MEC, celebraram a memória da escritora em programas como Perfil Mulher e Prosiverso, e seus textos foram apresentados em forma de narrativa e dramaturgia em programas como Visão da Literatura e o infanto-juvenil O Contador de Histórias.

O dia 11 de dezembro, seguinte ao centenário de Clarice Lispector, é também de relembrar outra data importante para a cultura brasileira, os 110 anos do nascimento de Noel Rosa.

Lembrança de uma tragédia

Esta semana também trará reflexões sobre um assassinato parou o mundo no dia 8 de dezembro de 1980. A  memória dos 40 anos da morte do músico inglês John Lennon, da banda The Beatles, é uma das principais memórias que devem ser tratadas nesta semana. Lennon foi alvejado na ocasião por quatro tiros disparados por Mark Chapman (que desde então cumpre pena de prisão perpétua). O tema já foi tratado, ao longo do tempo, com diferentes abordagens pelos veículos da Empresa Brasil de Comunicação. Há cinco anos, o programa Momento Três selecionou três músicas para relembrar o ídolo. A Radioagência Nacional também tratou em diferentes momentos da tragédia. Em outubro deste ano, Lennon faria 80 anos de idade. o programa Repórter Brasil  produziu reportagem sobre a vida do cantor, compositor e ativista.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados