Hiperbárica Santa Casa socializa conhecimento com o Serviço de Geriatria

O programa de socialização do conhecimento hiperbárico foi iniciado este ano e é destinado a todos os profissionais da saúde que atuam junto à Santa Casa de Maceió

Hiperbárica Santa Casa socializa conhecimento com o Serviço de Geriatria

O programa de socialização do conhecimento hiperbárico foi iniciado este ano e é destinado a todos os profissionais da saúde que atuam junto à Santa Casa de Maceió

Por Assessoria | Edição do dia 15 de dezembro de 2021
Categoria: Maceió, Saúde | Tags: ,


A Hiperbárica Santa Casa de Maceió segue com a agenda de apresentação da estrutura disponível na clínica, as indicações médicas, e os benefícios do tratamento. No último dia 2, representantes do Serviço de Geriatria conheceram um pouco mais sobre a terapia realizada com oxigênio puro que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e estimula o crescimento de células saudáveis combatendo bactérias.

Pedro Henry com integrantes da euqipe que atua na Hiperbárica Santa Casa (Foto: Assessoria)

O programa de socialização do conhecimento hiperbárico foi iniciado este ano e é destinado a todos os profissionais da saúde que atuam junto à Santa Casa de Maceió. “A ideia é qualificarmos, cada vez mais, o serviço que a instituição presta para toda a sociedade alagoana. É um momento importante de interação e integração de diversas equipes com o serviço de medicina hiperbárica”, disse o médico Pedro Henry, coordenador da Hiperbárica Santa Casa.

Oxigenoterapia Hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão duas a três vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica. Ela atua de forma associada ao tratamento médico inicial de pacientes que sofrem, entre outros problemas, com embolia pulmonar, queimaduras, gangrena, e feridas que não cicatrizam, como o pé diabético.

David Buarque, geriatra da Santa Casa de Maceió (Foto: Assessoria)

A Geriatria da Santa Casa de Maceió já utiliza a hiperbárica em pacientes com úlceras crônicas ou úlceras de pressão. “O encontro foi muito valioso, pois nos mostrou outras indicações que nem imaginávamos. Conhecer como funciona, quais os profissionais que estão à frente, os protocolos utilizados, a qualidade dos equipamentos, nos ajuda muito a entender e poder indicar o tratamento com mais segurança para nossos pacientes”, disse o geriatra e coordenador da Comissão de Residência Médica do hospital, David Buarque, que foi acompanhado por residentes e estagiários da Geriatria.

“O paciente idoso é considerado mais frágil, então apresentamos aos representantes do Serviço de Geriatria estudos com graus de complicações mínimas e as contraindicações específicas entre uma patologia e outra. Temos uma resposta muito boa com paciente geriátrico, já que ele, muitas vezes, não melhora apenas a lesão, mas o quadro inflamatório como um todo. Um paciente que vem tratar um pé diabético, mas tem uma artrite reumatoide, por exemplo, consegue diminuir a dor. São fatores extras que a hiperbárica consegue fazer paralelamente ao tratamento tradicional”, destacou o médico André Peixoto.

André Peixoto apresentou estudos e falou dos benefícios da terapêutica (Foto: Assessoria)

A unidade realiza 500 sessões por mês para diversos tipos de patologia, especialmente as úlceras varicosas, úlceras de estresse e inflamatórias, e pé diabético. A equipe formada pelos especialistas em Clínica Médica e Nutrologia, André Peixoto e Wellington Menezes, e infectologia, com Fernando Maia, também trata úlceras inflamatórias por artrite reumatoide, úlcera com vasculite por lúpus, e sequelas da doença de Crohn.

HIPERBÁRICA – A avaliação médica para o tratamento é feita de forma gratuita. A unidade atende demanda especifica, quando o próprio médico encaminha o paciente para a terapia, mas também trabalha com demanda espontânea. O caso é avaliado para confirmar se existe indicação, um relatório é preparado para a operadora de saúde, SUS, bem como atendimento particular.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados