HGE reduz número de acompanhantes e visitantes a partir desta quinta-feira (19)

Mudanças permanecerão por tempo indeterminado por conta da pandemia de coronavírus

HGE reduz número de acompanhantes e visitantes a partir desta quinta-feira (19)

Mudanças permanecerão por tempo indeterminado por conta da pandemia de coronavírus

Por | Edição do dia 19 de março de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,


Carla Cleto

Carla Cleto

A Gerência do Hospital Geral do Estado (HGE), por meio da Portaria 6/2020, estabeleceu medidas de prevenção ao novo coronavírus, entre elas a redução do número de visitantes e acompanhantes dos pacientes. As mudanças passam a vigorar a partir desta quinta-feira (19) e permanecerão por tempo indeterminado.

A Portaria estabelece que será mantido o acesso de acompanhantes dentro dos critérios legais, nos casos de pacientes menores de 16 anos ou acima de 60 anos. Além disso, a troca de acompanhantes ocorrerá em apenas um período, das 7h às 11h da manhã.

Já o acesso de visitantes ao HGE será mantido da seguinte forma: em setores como a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC), Unidade de Dor Torácica (UDT) e enfermarias em que os pacientes estejam sem direito aos acompanhantes de forma legal, será aplicado o limite de 01 (um) visitante por paciente, no horário das 16h e com permanência máxima de 30 minutos. Serão suspensas as visitas aos pacientes com direito a acompanhantes.

Na área Amarela, as visitas ocorrerão em dias alternados, obedecendo ao critério de 01 (um) visitante por paciente e por apenas 10 minutos. Nos dias em que não houver visitas, será emitido um boletim sobre o estado de saúde do paciente, que ficará disponível para os familiares no setor de Informação do HGE, a partir das 16h. Também será possível obter informações através do telefone 3315-7352.

Uso de máscara – Para entrar no hospital e ter acesso à área Amarela e UTIs, será obrigatório ao visitante ou acompanhante o uso de máscara cirúrgica durante o período, assim como a higienização das mãos (água e sabão ou álcool em gel) antes e depois da visita.

Visitas à UTI – Será suspensa a visita aberta nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), do projeto UTI Visitas (que garantia a permanência de familiares junto ao doente no período de internação). Entretanto, será garantida a visita social, sendo um visitante por paciente, por 30 minutos, sempre às 15h.

Não será permitida a entrada de acompanhantes ou visitantes com mais de 60 anos, assim como crianças abaixo de 12 anos, gestantes e/ou pessoas que apresentem quadro de síndrome viral. Também estão suspensas as visitas de grupos religiosos, com exceção do sacramento da unção dos enfermos, quando o religioso deverá fazer uso de máscara cirúrgica e realizar a higienização das mãos como determinado, antes e depois do contato com o paciente.

Estágios – Os estágios acadêmicos ficarão restritos e o acesso só será liberado a estudantes do penúltimo e último ano de seus respectivos cursos. Lembrando que cada instituição de ensino fará as suas determinações e deverá disponibilizar os EPIs aos seus alunos, conforme convênio celebrado junto a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Todos os profissionais deverão entrar na unidade hospitalar sem adornos, relógios, joias, entre outros, respeitando a orientação de adorno zero. Os trabalhadores deverão evitar o deslocamento entre as áreas assistencial e administrativa, devendo permanecer em sua área de atuação.

O uso racional dos EPIs deve ser obedecido, em conformidade com os protocolos clínicos definidos pelo hospital. É obrigatória a rigorosa higienização das mãos. “Todas as determinações foram estudadas de forma criteriosa e em conjunto. O HGE vem se reunindo com seus profissionais há alguns dias. Nossa intenção é proteger nossos profissionais e pacientes o máximo possível frente a essa pandemia”, ressaltou o gerente do HGE, o médico Paulo Teixeira, afirmando que as equipes do hospital vêm trabalhando normalmente.

O gestor lembrou que o hospital segue os protocolos estabelecidos pela Sesau e pelo Ministério da Saúde (MS) visando à prevenção ao novo coronavírus, e monitora todas as informações necessárias frente à doença Covid-19.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados