HGE conta com servidores públicos que beneficiam a saúde de milhares de alagoanos

Na saúde, os servidor público age para restabelecer a saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde

HGE conta com servidores públicos que beneficiam a saúde de milhares de alagoanos

Na saúde, os servidor público age para restabelecer a saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde

Por Assessoria | Edição do dia 28 de outubro de 2021
Categoria: Saúde | Tags: ,,


O serviço público é o objetivo de muitas pessoas, frente ao contexto social que impulsiona o desejo pela estabilidade econômica. Entretanto, engana-se quem pensa que essa conquista representa comodidade. O servidor público tem por missão prestar serviços de qualidade para a sociedade, obedecendo aos critérios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; atuando de forma razoável e proporcional às necessidades.

O Hospital Geral do Estado (HGE), maior unidade de urgência e emergência de Alagoas, conta com a contribuição de diversos servidores públicos, espalhados em setores administrativos e assistenciais. Eles atuam no planejamento, na gestão e na execução dos serviços que beneficiam diretamente aqueles que precisam de cuidados com a saúde. Como a assistente social Vânia Ticianeli, com 33 anos de carreira.

“Eu entrei no Estado no concurso de 1988, praticamente recém-formada em Serviço Social. Naquela época, fui trabalhar em Coruripe, depois lotada na cidade de Atalaia e, posteriormente, transferida para o Pontal da Barra, em Maceió. Após um tempo, fui remanejada para a sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e, em 2005, transferida para a unidade de emergência, finalmente, para o HGE”, lembrou Vânia Ticianeli, atual coordenadora técnica assistencial e assessora da qualidade.

Ela acredita ser dever de todo servidor público conceder qualidade ao serviço que exerce. Sendo assim, enfatiza a necessidade contínua de capacitação, por meio de especializações, cursos, palestras e demais meios de estudo. No HGE, o Serviço de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas oferece, ao longo de todo o ano, diversos cursos gratuitos que contemplam áreas diferentes. Essa atualização é determinante para o crescimento profissional e para a melhoria dos cuidados oferecidos ao público.

“O que para a gente parece mínimo, para quem precisa pode ser tudo o que necessita. Ser servidora pública é muito gratificante, mas estar no HGE é diferente. Sempre sinto uma sensação maravilhosa de dever cumprido após o fim de cada dia de trabalho. Talvez por que sei que, por meio de minhas mãos, ainda que longe do atendimento, também ajudei a salvar vidas. E, sinceramente, eu espero que esse meu entusiasmo seja renovado sempre”, disse Ticianeli.

Para o gerente Paulo Teixeira, o HGE conta com os melhores profissionais de Alagoas. Ele afirma que, diariamente, é surpreendido com a capacidade intelectual, de resolutividade, de agilidade e de prevenção demonstrada em cada planejamento e atitude. Esse reconhecimento também é mencionado por pacientes, visitantes e ex-pacientes; todos afirmam que os serviços melhoraram, as tecnologias avançaram e o acesso se tornou ainda mais igualitário.

“O Sistema Único de Saúde [SUS] é a esperança de muitos brasileiros. Sem ele, estaríamos sem os serviços de saúde, sem transplantes de órgãos, sem assistência farmacêutica, sem vigilância epidemiológica e sanitária, sem distribuição gratuita de medicamentos, sem pesquisas, entre outras carências. Seria um caos, razão para o crescimento de óbitos, surgimento de mazelas e diferentes conflitos sociais. E, sem bons servidores públicos, o SUS não seria criado, pouco seria fiscalizado e não estaria em atividade”, pontuou o gestor do HGE.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados