Hemoal realiza coletas externas em Arapiraca e Pilar neste sábado (5)

Coletas externas têm o objetivo de estabilizar o estoque de sangue para atender a demanda transfusional

Hemoal realiza coletas externas em Arapiraca e Pilar neste sábado (5)

Coletas externas têm o objetivo de estabilizar o estoque de sangue para atender a demanda transfusional

Por Assessoria | Edição do dia 4 de fevereiro de 2022
Categoria: Alagoas | Tags: ,,,,,


Além de captar doadores de sangue em suas unidades neste sábado (5), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza duas coletas externas. Em Arapiraca, a ação ocorre das 7h às 16h, na sede da TV Oops, situada na rua Professor Domingos Correia, no bairro São Luiz; já em Pilar, a iniciativa acontece das 9h às 16h, na Escola Renato de Mendonça, localizada na rua Edite França de Oliveira.

Com esta medida, o Núcleo de Captação de Doadores de Sangue do Hemoal visa manter estabilizado o estoque para atender a demanda de transfusões dos serviços de saúde. A Unidade Maceió é a responsável por abastecer as maternidades e hospitais de Maceió e dos 55 municípios dos Litorais Norte, Sul e Zona da Mata, enquanto a Unidade Arapiraca assegura o fornecimento para o Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

“Além do funcionamento dos nossos postos de coleta fixos em Maceió e Arapiraca, percorremos os municípios facilitando o acesso das pessoas que desejam se candidatar à doação de sangue. Esta estratégia nos ajuda a mantermos nosso estoque estabilizado para que possamos garantir que não falte sangue aos pacientes internados nas maternidades e hospitais da capital e interior”, explica a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Postos para doar – O Hemoal Arapiraca está localizado na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h, além dos sábados, das 7h às 12h e das 13h às 16h.

Já o Hemoal Maceió possui dois postos de coleta. No bairro Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), o funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h, exceto neste sábado, quando abrir até às 16h, em razão do jogo entre CSA x CRB pela terceira rodada do Campeonato Alagoano. No bairro do Farol, no Hospital Veredas, o funcionamento ocorre às terças e quintas, das 7h às 17h.

Critérios para doar – Além de ter no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos, o candidato à doação de sangue deve estar portando um documento de identificação com foto. É exigido, ainda, que o voluntário esteja com boa saúde e usando máscara e, caso tenha colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

No caso dos homens que já são doadores habituais, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há dois meses. Com relação às mulheres, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de três meses. Já os menores de 18 anos só podem doar sangue se estiverem acompanhados dos pais ou de um responsável legal.

A doação de sangue é vetada permanentemente para as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. No caso das mulheres, há impedimento para doar sangue caso estejam grávidas ou amamentando.

Covid-19 – Para os voluntários que tenham se infectado com o novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Mas, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue.

E se os candidatos à doação de sangue tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Se a vacina recebida foi a CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, mas se os imunizantes foram a AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados