Hemoal promove campanha de doação de sangue e distribui squeezes personalizadas para os voluntários

A distribuição do brinde representa uma homenagem em alusão à Semana Nacional do Doador de Sangue, na quinta-feira (25)

Hemoal promove campanha de doação de sangue e distribui squeezes personalizadas para os voluntários

A distribuição do brinde representa uma homenagem em alusão à Semana Nacional do Doador de Sangue, na quinta-feira (25)

Por Assessoria | Edição do dia 22 de novembro de 2021
Categoria: Notícias, Saúde | Tags: ,,,,


O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está distribuindo squeezes personalizadas para os voluntários que comparecerem às Unidades Maceió e Arapiraca e se candidatarem à doação de sangue até o sábado (27). A distribuição do brinde representa uma homenagem em alusão à Semana Nacional do Doador de Sangue, cujo dia ocorre na quinta-feira (25), e visa contribuir para formar um estoque de hemocomponentes estratégico para atender a demanda transfusional dos hospitais, durante as festividades do fim de ano.

Isso porque, nos feriados do Natal e Réveillon, historicamente aumentam as internações hospitalares de vítimas de acidentes de trânsito, em razão do grande fluxo de pessoas circulando pelas rodovias alagoanas. Realidade que se deve ao fato de o mês de dezembro ser um período caracterizado pelo grande número de pessoas em recesso do trabalho e, devido ao aumento de turistas no Estado, em deslocamento aos principais balneários litorâneos, como São Miguel dos Milagres, Maragogi e Barra de São Miguel, além de Penedo e Piranhas, no Baixo São Francisco e Alto Sertão.

“A Unidade Maceió está com apenas 155 bolsas de sangue no estoque, o que representa 51% do percentual mínimo necessário, uma vez que deveria dispor de no mínimo 300 unidades. Por isso, fazemos um chamamento a todos os alagoanos, maiores de 16 anos, para que possam se candidatar à doação de sangue e, com o seu gesto, ajudar a salvar até quatro vidas”, salientou Rayara Andrade, assistente social do Hemoal.

Onde doar – No Hemoal Arapiraca, as doações de sangue podem ser realizadas no prédio do Laboratório Municipal, localizado na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30 e, aos sábados, das 7h30 às 16 horas.

Já no Hemoal Maceió, é possível doar sangue na Unidade Trapiche, que funciona na rua Drº Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). O posto de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h. Há também a possibilidade de doar sangue na Unidade Farol, situada no Hospital Veredas, e que funciona às terças e quintas, das 7h às 17h.

Coletas Externas – Nesta terça-feira (23), das 8h30 às 16h, em Murici, na sede do Instituto de Federal de Alagoas (Ifal), o Hemoal promove coleta externa de sangue. Já na quarta (24), a ação ocorre da 7h às 12h e 13h às 16h, em frente à Igreja Matriz de Limoeiro de Anadia e, na sexta-feira (26), também das 7h às 12h e 13h às 16h, será promovida coleta de sangue em Arapiraca, no Max Atacado.

Critérios para doação – Os interessados em se candidatar à doação de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 kg, no mínimo 16 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS) informa que, ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue, as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar o prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Novo coronavírus – Os voluntários que contraíram o novo coronavírus ficam impedidos de doar sangue por 30 dias, após a cura. O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). Já os que tiveram contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas, podem se dirigir até o Hemoal.

“Se o candidato à doação de sangue tiver sido vacinado contra a Covid-19 com o imunizante CoronaVac, deve respeitar um intervalo é de 48 horas. Já se os imunizantes recebidos foram a AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, o intervalo é de 7 dias, segundo determinação do Ministério da Saúde”, explicou a assistente social Rayara Andrade.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados