HE do Agreste reforça importância das notificações de acidentes de trabalho

Os dados do Hospital de Emergência do Agreste ajudam as equipes do Cerest na formulação das campanhas de prevenção e promoção à saúde

HE do Agreste reforça importância das notificações de acidentes de trabalho

Os dados do Hospital de Emergência do Agreste ajudam as equipes do Cerest na formulação das campanhas de prevenção e promoção à saúde

Por Assessoria | Edição do dia 13 de julho de 2021
Categoria: Alagoas, Saúde | Tags: ,,,


A Gerência do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) vai realizar uma série de capacitações com profissionais da saúde da instituição para reforçar a importância da notificação de casos de acidentes de trabalho que dão entrada na unidade. A capacitação terá apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Arapiraca. Uma reunião realizada nesta terça-feira (13) confirmou a parceria pelo bem-estar dos trabalhadores.

Reunião entre a técnicos e a Gerência do HEA com representantes do Cerest Arapiraca confirmou parceria para a capacitação (Foto:Tony Medeiros)

Os dados do Hospital de Emergência do Agreste ajudam as equipes do Cerest na formulação das campanhas de prevenção e promoção à saúde, que são realizadas em parceria com Ministério Público do Trabalho (MPT), empresas e entidades de classe na segunda maior cidade de Alagoas.

“Com estes dados nós conseguimos montar uma estratégia de ações voltadas para o público trabalhador e também para as empresas. Criamos atividades educativas neste serviço permanente de conscientização para evitar acidentes”, ressaltou Janyne Araújo, coordenadora de Saúde do trabalhador.

Acidente no trajeto do trabalho para casa, de casa para o trabalho, serviço interno ou em atividades da empresa em áreas externas são notificadas. Ciente do trabalho que já é feito e como a capacitação pode ajudar ainda mais nas campanhas, Ana Lúcia Alves, coordenadora do Serviço de Epidemiologia do HEA informou que, a cada ano, o hospital retoma a sensibilização dos profissionais quanto às notificações de acidentes de trabalho que chegam à unidade.

“É um trabalho diário e entendemos como é importante para sociedade termos estes dados. Quando chegam casos de acidentes de trabalho, notificamos e abastecemos o sistema de informação. Nesta capacitação vamos envolver recepcionistas da emergência, enfermeiros da classificação de risco, médicos e equipe da Vigilância Epidemiológica”, disse Ana Lúcia.

Camila Ferro, enfermeira que atua no Serviço Especializado em Engenharia e Segurança do Trabalho no HEA, já vai incluir também atividades internas de prevenção e segurança no trabalho. “Inicialmente reforçar a prevenção, mas, também, vamos capacitar nossos profissionais para que saibam como agir diante de situações internas de acidente de trabalho. Estamos sempre atentos para diminuir riscos”, afirmou.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados