Guerreiros de Alagoas participa de tour virtual!
Museu Afro Brasil lança exposição no Google Arts & Culture
Guerreiros de Alagoas participa de tour virtual!
Museu Afro Brasil lança exposição no Google Arts & Culture
Por | Edição do dia 3 de abril de 2020
Categoria: Cultura
| Tags: Cultura Popular,Cultura Popular Alagoana,cultura popular do brasil,cultura popular do Estado,Guerreiro,Guerreiro Alagoano,Guerreiro da Chã do Pilar,mestre da cultura popular,Museu Afro Brasil
O Museu Afro Brasil, criado e liderado pelo artista plástico e ex-curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o baiano Emanoel Araújo, promove um tour online com a exposição, “O Maracatu e o Guerreiro de Alagoas: Festividades Afro-Brasileiras”.
Localizado no parque do Ibirapuera, o MAB ocupa um espaço de 11 mil metros quadrados e conta com um acervo de mais de seis mil obras produzidas desde o século 18. Com sua sede temporariamente fechada devido a pandemia o tour virtual está sendo realizado através do Google Arts & Culture, o app reúne obras de dezenas de países e de mais de 50 instituições parceiras no Brasil. A tecnologia oferece aos usuários uma imersão na cultura afro-brasileira, em que um dos seus acervos é do MAB. Mas não é só isso: o app também permite que as pessoas possam explorar coleções e obras que não estão mais disponíveis no museu.
De acordo com a assessoria, a mostra narra e apresenta imagens e vídeos sobre o maracatu, com destaque para a vestimenta, adereços e manifestações ainda hoje vivas em locais como Nazaré da Mata, em Pernambuco, assim como sobre o Guerreiro de Alagoas, com sua rica tradição de vestimenta e adereços.
A exposição traz imagens de uma apresentação do Guerreiro em Lagoa da Canoa-AL e mostra fotos com detalhes dos trajes produzidos com tecido de algodão, papelão, cola, fibra vegetal, isopor, palha, papel laminado, plástico, contas, espelhos, miçangas, lantejoulas e purpurina – incluindo os pesados e tradicionais chapéus “que representam as igrejas de arquitetura colonial portuguesa, com duas torres nas laterais e um domo maior ao centro, encimado por uma cruz”. Para ver a exposição, clique aqui.