Guarda Municipal garante segurança no ponto de vacinação contra a Covid-19 em Jaraguá

Guarda Municipal garante segurança no ponto de vacinação contra a Covid-19 em Jaraguá

Por Ascom Semscs | Edição do dia 7 de setembro de 2021
Categoria: Maceió | Tags: ,,,


A Bike Patrulha é um grupamento especializado da Guarda Municipal de Maceió (GMM), responsável pelo policiamento preventivo em toda a região da orla da capital Alagoana. Com o início da campanha de vacinação contra a Covid–19, em janeiro de 2021, agentes do grupamento foram designados para auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na proteção e controle do trânsito no drive-thru do Jaraguá.

Grupamento da Bike Patrulha está garantindo a organização do ponto de vacinação de Jarguá. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

Para a enfermeira Otávia Nascimento, que atua na parte da triagem no ponto de vacinação, a presença dos guardas da Bike Patrulha tem sido fundamental. “Os nossos colegas da guarda estão fazendo um trabalho maravilhoso com a gente. Eles têm feito basicamente uma pré-triagem e vão orientando o pessoal a colocar a máscara. As pessoas já vêm na filinha certa de primeira ou segunda dose. Eles ajudam muito”, disse ela.

A profissional de saúde ainda ressalta a importância dos guardas para a segurança no local, e pontua a atuação deles em algumas ocorrências. “Eu me sinto mais segura tendo o pessoal aqui. Algumas pessoas chegam nervosas, e até mesmo embriagadas, e para nós que ficamos na triagem e temos a função de deixar ou não as pessoas passarem para a próxima etapa, tomar a vacina, é muito complicado pois alguns não aceitam as regras, reagem de forma agressiva e por isso os guardas são importantes aqui”, concluiu.

A fazendeira Maria Valéria foi ao local para receber a aplicação da segunda dose, comemora a imunização e ressalta o ordenamento do ponto de vacinação. “Para mim, tanto a primeira quanto a segunda dose foram tranquilas. A organização foi perfeita. Com a presença dos guardas, a fila de carros ficou mais organizada e a gente se sente mais seguro também”, completou.

Alex Praxedes é Guarda Municipal e faz parte da equipe de segurança do Drive desde o início da vacinação. “Trabalhamos aqui desde janeiro, é muito importante o que vem sendo realizado por conta de algumas pessoas que não entendem ou não respeita a ordem a prioridade da vacinação. Embora a prefeitura divulgue um calendário, as vezes algumas pessoas querem de qualquer forma tomar a vacina na data errada, e por conta disso gera algum tumulto. Mas com diálogo, a gente tenta fazer a pessoa compreender que vai chegar a vez dela”, disse ele.

“Esse é o trabalho da guarda, de um modo geral tem ocorrido tudo bem, com um evento ou outro. Estamos ajudando a sociedade e os agentes de saúde para que transcorra tudo da melhor maneira”, concluiu o guarda.

A Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) traçou um plano operacional de apoio à Secretaria de Saúde garantindo a segurança na logística da operação em todo o processo, desde o recebimento até a distribuição e aplicação da vacina nos postos.  Todos os postos de vacinação na modalidade drive-thru estabelecidos pela prefeitura contam com suporte dos agentes da Semscs com policiamento diário, para manter um ambiente tranquilo para os profissionais da saúde e a população.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados