, Quarta-Feira - 24 de Abril de 2019

 

GRIAL: internacionalizando a educação em Alagoas

Alyshia Gomes / 10:29 - 14/04/2019


Algumas palavras são sempre mencionadas nos discursos sobre Educação Internacional: conectar, local e global. Esta semana, UFAL, IFAL e UNCISAL, Instituições de Ensino Superior locais, deram o segundo passo buscando fortalecer e expandir o processo de internacionalização no estado. O primeiro foi a criação do GRIAL (Grupo de Relações Internacionais de Alagoas).

O trabalho foi iniciado com um evento sobre  “A Importância da Internacionalização na Formação Acadêmica”, que foi dividido em três momentos. No primeiro, Aruã Silva de Lima (Chefe de Gabinete da Universidade Federal de Alagoas), Adriana de Medeiros Melo (Assessora de Relações Internacionais da UNCISAL), Maria Luciene Dias de Melo (Assessora de Relações Internacionais da UFAL) e Carla Cristina Real Vieira de Andrade (Coordenadora de Relações Internacionais do IFAL), fizeram a apresentação do grupo.

Tive a honra de participar do segundo momento, falando sobre o tema do encontro.Tentei mostrar, através de minha experiência, como era difícil até mesmo pensar em mobilidade acadêmica no período em que frequentava a casa como graduanda de Direito. Era importante fazer com que os estudantes entendessem que, apesar do período de austeridade que vivemos hoje, eles têm a oportunidade de se beneficiarem pelo movimento de internacionalização de segunda geração.

A nova etapa é marcada, dentre outras coisas, pelo investimento por parte dos governos, pela presença nas feiras de Educação Internacional,  pela oferta de disciplinas em idioma estrangeiro e, principalmente, pelo aumento da mobilidade in e out.

O evento foi encerrado com uma mesa sobre “Experiências de Mobilidade” com os alunos de mobilidade In e Out das três instituições:

  • Clarisse Nacalté- Guiné Bissau- Estudante do programa PEC-G- na UNCISAL
  • Lucas Neves- Estudante de Mobilidade OUT – do IFAL
  • Maria Jisele dos Passos Santos- Estudante de Mobilidade OUT- do IFAL
  • Anna Martelli- Ítalia- Estudante de Mobilidade IN- IFAL
  • Juan Manuel Perez Ramos- Colômbia- Estudante de Mobilidade IN- da UFAL
  • Dagmer Patrícia Miguel Cauende- Angola- Convênio- da UFAL
  • Larissa Rocha Ferreira Souza aluna de Relações Públicas, estagiária na ASI UFAL

QUER ESTUDAR LÁ FORA? VOCÊ PODE, TAMBÉM, ACOMPANHAR A COLUNA NO JORNAL O DIA ALAGOAS.

A EDIÇÃO DESTA SEMANA VEM COM INFORMAÇÕES SOBRE PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNACIONAL NA MERCEDES-BENZ, BOLSA DE MESTRADO EM PARIS E BOLSA DE GRADUAÇÃO NO REINO UNIDO. 

JÁ NAS BANCAS

 

Alyshia Gomes
Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional e temas correlacionados no jornal “O DIA ALAGOAS” e no site “O Dia Mais”. Também orienta interessados em estudar fora do Brasil e atende instituições de ensino em processo de internacionalização. Contato: alyshiagomes.ri@gmail.com.

Comentar usando