Grandes festivais da música nacional são relembrados no programa Aplauso

Grandes festivais da música nacional são relembrados no programa Aplauso

Por | Edição do dia 9 de setembro de 2016
Categoria: Blog, Cultura | Tags: ,,,,,,


Foto: divulgação

Foto: divulgação

Os fãs dos grandes festivais de música que eclodiram nos anos de 1960 e início dos anos 1970 não podem perder o programa Aplauso deste final de semana, que revisita os festivais paulistanos promovidos pela antiga TV Excelsior e pela TV Record e as edições do Festival Internacional da Canção (FIC), realizadas no Rio de Janeiro. A atração vai ao ar neste sábado (10), às 15 horas, pela Difusora; e no domingo (11), das 10h ao meio-dia, pela Educativa FM.

Iniciados na década de 60, os festivais surgiram em âmbito nacional, num período em que o Brasil passava por grandes mudanças. Marcado pela convergência entre o momento cultural, com o surgimento de pessoas talentosas e a evolução da Bossa Nova, além da popularização das televisões, que passavam a entrar nos lares brasileiros.

CHICO BUARQUE

Os grandes festivais impulsionaram carreiras de artistas como Elis Regina, Milton Nascimento, Chico Buarque, Jair Rodrigues, Geraldo Vandré, Caetano, Gil, Nara Leão, Oswaldo Montenegro, Clara Nunes, Roberto Menescal, Roberto Bôscoli, Elizeth Cardoso, Wilson Simonal, dentre tantos outros.

gilNeste domingo, o ouvinte confere algumas das grandes revelações e canções, frutos deste movimento artístico- político-cultural da época, tais como ‘Fato Consumado’, com Djavan, 2º lugar do Festival Abertura da TV Globo, em 1975; ‘É Proibido Proibir’, com Caetano Veloso, gravação original do festival, também registrando protestos do autor; “Pra não dizer que não falei das flores” (Caminhando), com Geraldo Vandré, gravação original, registrando o protesto do público e do intérprete; BR-3, com Tony Tornado e Trio Ternura, 1º. Lugar do V FIC, da TV Globo, em 1970; ‘Agonia’, com Oswaldo Montenegro, 1º. Lugar do MPB 80, da Globo; ‘Elis, Elis’, com Emílio Santiago, 2º. Lugar no Festival dos Festivais da TV Globo, em 1985; dentre outros grandes sucessos.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados