Governo reabre centro cirúrgico do hospital de Murici nesta sexta (6)

Ação irá assegurar a realização de 256 cirurgias por mês, com investimentos mensais de quase R$ 196 mil; governador participa de evento às 10h

Por | Edição do dia 5 de novembro de 2015
Categoria: Blog | Tags:


Foto: Agência Alagoas

Foto: Agência Alagoas

Há quase cinco anos fechado, o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Dagoberto Omena, em Murici, distante 51 km de Maceió, será reaberto pelo governador Renan Filho nesta sexta-feira (6), durante cerimônia marcada para ocorrer às 10 horas. A ação, que irá possibilitar a realização de 256 cirurgias por mês, beneficiando 224.757 moradores dos municípios de Branquinha, Campestre, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Joaquim Gomes, Jundiá, Murici, Novo Lino, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares, será assegurada por meio do repasse mensal de R$ 196.946 mil.

Além da realização de cirurgias em diversas áreas da Média Complexidade, a exemplo de apendicite, hérnia, vasectomia e laqueaduras, também serão feitas cesarianas – quando houver indicação médica. E para que a unidade hospitalar seja transformada em um centro de referência em cirurgia geral para atender a III Região de Saúde, o governador irá assinar um Termo de Compromisso para disponibilizar 768 consultas pré e pós-cirúrgicas e 2.970 exames de diagnóstico por mês.

Foto: Agência alagoas

Foto: Agência alagoas

Ação que é fruto do Programa de Regionalização dos Serviços de Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), cuja titular da pasta, Rozangela Wyszomirska, vem percorrendo as dez regiões de saúde para identificar as maiores carências de cada região. Para isso, de forma democrática, foram realizadas Oficinas Regionais, onde foram ouvidos gestores municipais, integrantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Desde o início da atual gestão, seguindo a determinação do governador Renan Filho, estamos mapeando o Estado para identificarmos as necessidades de cada região. Sem pirotecnia, de forma democrática e respeitando os recursos públicos, que são oriundos dos impostos de cada cidadão alagoano, estamos consolidando o processo de regionalização dos serviços de saúde. Com isso, asseguramos uma assistência integral, humanizada e regionalizada, evitando que os moradores de 11 municípios tenham que migrar para Maceió a fim de receberem atendimento de Média Complexidade”, salienta  Wyszomirska.

Estrutura Hospitalar

Construído na década de 1980, o Hospital Municipal Dagoberto Omena é 100% SUS e possui 54 leitos, distribuídos nas áreas obstétrica, cirúrgica, pediátrica e clínica geral. Referência para os 11 municípios que integram a III Região de Saúde, dispõe de serviços de diagnóstico de patologia clínica e assistência emergencial 24 horas, além de contar com um Centro de Parto Normal, habilitado à Rede Cegonha, e dispor de nove leitos de clínica médica para atender portadores de transtornos mentais, decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas.

Durante 24 horas, o Hospital Municipal Dagoberto Omena conta com quatro salas para atendimento de urgência e emergência e Serviço de Assistência Materna e Infantil (Salas de parto e pré-parto, assistência ao recém-nascido e de Teste do Pezinho). Também dispõe de três enfermarias masculinas e duas femininas, duas enfermarias femininas com alojamento conjunto, duas enfermarias pediátricas, um berçário, duas enfermarias cirúrgicas e um centro cirúrgico formado por três salas de cirurgia.

Produção

Somente no ano passado, segundo relatório de produção da unidade hospitalar, foram realizadas 670 internações, sendo 220 para a realização de partos normais. No mesmo período também foram feitos 37 mil exames de patologia clínica, 38.200 atendimentos de urgência e emergência e 1.350 atendimentos pré-hospitalares, com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que possui uma Base Descentralizada em Murici.

 

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados