Governo Presente: Segundo dia do Mutirão da Saúde atende mais de 240 pacientes

Atendimentos aconteceram na Arena Saúde e prosseguem este sábado (20), em Porto Calvo

Governo Presente: Segundo dia do Mutirão da Saúde atende mais de 240 pacientes

Atendimentos aconteceram na Arena Saúde e prosseguem este sábado (20), em Porto Calvo

Por Assessoria | Edição do dia 19 de novembro de 2021
Categoria: Saúde | Tags: ,,,


Foto: Reprodução

Quantas dificuldades podemos encontrar quando temos problemas de saúde? Para Antônia Maria dos Santos, a resposta é “muitas”. A cozinheira de 53 anos que parou de trabalhar há três meses devido a fortes dores nas pernas recebeu assistência médica durante o 11º Governo Presente, quando teve acesso ao exame de ultrassonografia para identificar problemas vasculares. Ela é um dos 246 moradores da região Norte de Alagoas que passaram, nesta sexta-feira (19), pela Arena Saúde, montada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo.

“Minhas pernas incharam muito e já são três meses nessa luta. Estava esperando para fazer os exames em uma clínica particular, mas Deus entrou no controle e, nesta semana, a agente de saúde foi à minha casa avisar do mutirão, que eu poderia ir fazer o exame em Porto Calvo. Estou muito ansiosa pelo resultado, pois só depois saberei se é algum problema do coração ou veias. Quero voltar a trabalhar, seguir a minha profissão de cozinheira, pois gosto muito. Quero continuar a minha jornada”, ressaltou.

Durante o segundo dia do Governo Presente, a ação registrou 246 atendimentos cirúrgicos. Além de 30 exames de ultrassonografia, 24 de raios-x e 45 exames laboratoriais, também foram disponibilizados serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, orientação nutricional, medição de peso e altura, avaliação de pé diabético e vascular.

Com um sorriso no rosto, o agricultor José Maria da Silva, de 37 anos, comemorou a agilidade no atendimento. “Descobri há pouco tempo que preciso ser operado de hérnia. Estou muito feliz de poder participar dessa iniciativa da Sesau e poder acelerar as consultas para a minha cirurgia”, comemorou.

Já a moradora da cidade de Matriz do Camaragibe Maria Betânia Lima acompanhou a filha, Samara Lima, de 14 anos, durante o exame de ultrassom. O objetivo é detectar se há necessidade de passar por uma cirurgia. “Eu vim aqui resolver o problema da minha filha, que tinha uma hérnia, mas após realizar a ultrassom, graças a Deus, ela não precisará passar por cirurgia”, relatou.

O médico cirurgião José Alves, coordenador da equipe de cirurgia do HRN, ressaltou a importância de dar sequência aos procedimentos parados devido à pandemia de Covid-19. “O Governo Presente veio para diminuir a fila de espera por cirurgias. A ação vem para descentralizar os atendimentos de Maceió e dar um acesso muito mais fácil e prático para os moradores da região Norte”, destacou.

Mudança do Perfil Assistencial – Também nesta sexta-feira (19), o Hospital Regional do Norte (HRN) mudou o perfil assistencial e passa a realizar, no primeiro momento, cirurgias de Média e Alta Complexidade nas especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ortopedia. Dispondo de 133 leitos, sendo 100 Clínicos e 33 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), posteriormente a unidade vai realizar cirurgias nas áreas de cardiologia, neurologia, ginecologia, nefrologia e urologia.

 

Centro de Referência – O Centro de Referência em Especialidades, localizado em prédio anexo ao HRN, também foi inaugurado hoje. Com a abertura, os moradores da II Região de Saúde passam a contar com um serviço exclusivo para o tratamento de diversas doenças. Para assegurar um diagnóstico preciso e agilizar a assistência, a unidade de saúde disponibiliza equipamentos de última geração, como tomografia computadorizada, Raios-X móvel e fixo 100% digital e ultrassonografia com doppler.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados