Governo francês apresenta estratégias para atrair estudantes internacionais

Programa Bienvenue en France tem objetivo de acolher meio milhão de estudantes estrangeiros

Governo francês apresenta estratégias para atrair estudantes internacionais

Programa Bienvenue en France tem objetivo de acolher meio milhão de estudantes estrangeiros

Por | Edição do dia 2 de dezembro de 2018
Categoria: Opiniões | Tags: ,,,,,,,,,


Que tal voltarmos ao “estilo bleu, blanc, rouge” de estudar?  Sim, estou falando sobre a França que, desde a semana passada, vem chamando atenção com a divulgação de suas estratégias para atrair estudantes internacionais.

Já sabemos que a França é o primeiro país de língua não inglesa que atrai estudantes do mundo inteiro. O cenário é o mesmo quando falamos sobre os destinos mais escolhidos por brasileiros que querem ter uma experiência acadêmica no exterior. Todos, segundo o Campus France, agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, fazem a escolha pelo Hexagone “motivados pelas escolas de prestígio, qualidade da formação, excelência científica, brilho cultural, história e  qualidade de vida”.

Já escrevi sobre estudos na França e mencionei um outro fator que motiva estudantes internacionais: os baixos custos dos programas de graduação e pós-graduação. Mas este, ao que parece, tem data marcada para sair do rol. É o que prevê o Programa Bienvenue en France, cujo objetivo seria de acolher meio milhão de estudantes estrangeiros até 2027 e permitir a participação de um maior número de estudantes franceses nos programas de mobilidade universitária. O ponto que nos interessa aqui é, exatamente, a previsão de um aumento significativo nas taxas cobradas pelas universidades.

A França não ficou quieta com as notícias. Manifestações foram e estão sendo realizadas e o programa está sendo muito discutido. No entanto, ele continua tendo data certa de início: 2019. Mas não precisa ficar assustado ou retirar a França da lista de possíveis destinos. Tem notícia boa também, principalmente em relação às bolsas.

(…)

E então, ficou animado de novo? Lembre-se que, para estudar fora, planejamento é essencial, independentemente de qual o país você escolheu como destino. Principalmente no tocante a questão financeira. Então não perca tempo, comece a se planejar imediatamente. Se ainda tiver dúvidas ou quiser enviar uma sugestão ou comentário, entre em contato através do email alyshiagomes.ri@gmail.com.

DICAS COMO ESSA E MUITO MAIS VOCÊ ENCONTRA NA COLUNA ESTUDAR LÁ FORA, EM O DIA ALAGOAS, JÁ NAS BANCAS!

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados