Governo do Estado inaugura Hospital Regional da Zona Mata em União dos Palmares

A inauguração aconteceu na manhã desta segunda-feira, 5

Por Carol Amorim - Repórter | Edição do dia 5 de outubro de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,


Foto: Márcio Ferreira

O Hospital Regional da Zona Mata foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 5, no município de União dos Palmares. A unidade hospitalar funcionará 24 horas por dia para casos de urgência e emergência e como unidade complementar ao Hospital São Vicente de Paula, antigo hospital da região.

A inauguração contou com a presença do governador Renan Filho, do secretária de estado de saúde Alexandre Ayres e demais políticos do estado, como o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL), Marcelo Victor e o deputado federal Isnaldo Bulhões.

De acordo com o governador Renan, o Hospital São Vicente de Paula irá coexistir com o Hospital Regional da Mata com o foco na área materno-infantil e na saúde feminina, enquanto a nova unidade contará, além de atendimentos de urgência e emergência, com internações, cirurgias eletivas, ambulatório e exames, como o de tomografia computadorizada.

“Serão de mil empregos diretos. Essa inauguração é uma demonstração de que o Estado está vivo. São esforços grandes e simbólicos e ressalto o trabalho coletivo de Alagoas”, frisou. O governador, em seguida, fez um agradecimento a bancada federal de Alagoas.

O governador ainda informou que um concurso público, no ano que vem, será realizado para a contratação de mais profissionais para o Hospital Regional da Mata. Ele contou que o concurso será mais uma forma de dar oportunidade de emprego no local, além do processo seletivo que foi realizado.

O secretário Alexandre Ayres também se pronunciou e revelou que o hospital estará apto atender mais de 250 mil habitantes da região, que conta com municípios circunvizinhos que poderão utilizar os servidos de um hospital mais próximo.

“União dos Palmares era uma das cidades que mais transferia pacientes para o HGE [Hospital Geral do Estado] e essa condição que está sendo dada, será o nosso grande legado. O cidadão precisa de exame, cirurgia, medicamento. O deslocamento que era feito, fez com que perdesse muitas vidas”, contou.

O secretário ainda esclareceu que o hospital não atenderá pacientes com covid-19, mas sim, para outras enfermidades.

Outros dois hospitais serão entregues pelo atual Governo do Estado. O governador Renan Filho ressaltou que no primeiro semestre de 2021, o Hospital do Alto Sertão será concluído e que, ainda neste ano, as obras do Hospital da Criança, em Maceió, serão iniciadas.

Deslocamento

Para o deslocamento de pacientes de cidades vizinhas até o Hospital Regional da Mata, o governador ainda frisou que, recentemente, a BR 104 foi recuperada, com o apoio da bancada federal. E que a estrada entre o Vale do Mandaú e o Vale da Paraíba também foi construída. Mais obras nas estradas da região, como a rodovia que liga Ibateguara a Colônia Leopoldina, ainda deverão ser realizadas, garantiu Renan Filho.

O governador aproveitou a oportunidade para falar sobre o retorno das aulas presenciais neste momento de pandemia. Ele disse que o plano do governo é que o ensino para adultos volte antes do que as aulas para crianças e adolescentes. E justificou que as aulas ainda não retornaram por se tratar de uma atividade onde há compromisso diário e que, por ter essa dinâmica, uma estratégia mais elaborada deve ser adotada, diferente da estratégia adotada para o retorno do comércio e de outras atividades.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados