Governo de Alagoas entrega 1º Centro de Telepresença do país

Equipamento instalado no sistema prisional vai aperfeiçoar realização de audiências virtuais no estado

Governo de Alagoas entrega 1º Centro de Telepresença do país

Equipamento instalado no sistema prisional vai aperfeiçoar realização de audiências virtuais no estado

Por Agência Alagoas | Edição do dia 16 de junho de 2021
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,


Novo espaço permitirá a realização de até 48 audiências por dia. Foto: Ascom Seris

O governador Renan Filho, acompanhado dos secretários da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), coronel PM Marcos Sérgio de Freitas; e do secretário da Segurança Pública (SSP), Alfredo Gaspar de Mendonça, entrega, nesta quinta-feira (17), às 10 horas, o 1º Centro de Telepresença do país. A solenidade será realizada no salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, em Maceió, e transmitida pelos canais oficiais do Governo de Alagoas no Facebook (Governo de Alagoas) e no Instagram (@governodealagoas).

Instalado no complexo penitenciário de Maceió, o equipamento vai otimizar a realização de audiências virtuais, além de proporcionar mais segurança à sociedade. Com o sistema de telepresença, as escoltas para Varas e Comarcas foram substituídas pela oitiva virtual do reeducando. Somente no ano de 2020, foram realizadas 2.207 audiências do tipo no próprio sistema prisional alagoano, beneficiando, diretamente, 2.686 custodiados.

Com 321,69 m² de área construída, a estrutura segue todas as normas técnicas de construção e acessibilidade, reunindo oito celas que comportam até seis pessoas por vez, além de seis salas de audiência com capacidade para até 12 pessoas.

Orçada em R$ 1.180.094,62, a obra conferiu ao sistema prisional um espaço moderno e destinado exclusivamente à realização das audiências virtuais que, antes, ocorriam em salas instaladas no Centro Administrativo do complexo penitenciário.

Considerando o sigilo das audiências, as salas do Centro de Telepresença dispõem de painéis de isolamento acústico e cortinas com absorção de som, além de microfones, câmeras e TVs interligadas ao sistema Polycom, plataforma utilizada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas para a captação de som e imagem em alta definição.

O novo espaço permitirá a realização de até 48 audiências por dia, encurtando distâncias e otimizando procedimentos. Nesse sentido, o Centro de Telepresença vai conferir, ainda, maior celeridade aos processos judiciais, bem como segurança aos atores envolvidos, sobretudo em tempos de pandemia.

Isso porque a audiência virtual não exige a intervenção dos policiais penais para escolta do preso até o fórum, proporcionando, por conseguinte, significativa economia aos cofres públicos.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados