Governador lança Parque Linear da Grota do Cigano nesta sexta-feira (21)

Equipamento terá quadras e espaços de convívio social urbano que irão integrar a grota à parte baixa de Maceió

Governador lança Parque Linear da Grota do Cigano nesta sexta-feira (21)

Equipamento terá quadras e espaços de convívio social urbano que irão integrar a grota à parte baixa de Maceió

Por Agência Alagoas | Edição do dia 20 de maio de 2021
Categoria: Alagoas | Tags: ,,


Foto: Márcio Ferreira

O governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinam nesta sexta-feira (21), a ordem de serviço para o início das obras de implantação do Parque Linear da Grota do Cigano, na Mangabeiras. A solenidade acontecerá às 10h, na Avenida Gustavo Paiva, em frente à Mangabeiras Veículos. O investimento da obra é de R$ 1,8 milhão oriundo do governo estadual e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O grande crescimento da malha viária urbana de Maceió nos últimos anos acompanhou a tendência apresentada em várias capitais no Brasil, resultando na ocupação de zonas periféricas precárias, como é o caso das grotas. Essas, por sua vez, localizadas em áreas mais vulneráveis e de pouco interesse do mercado imobiliário, têm precisado, desde então, de ações e políticas públicas que valorizem as comunidades e evitem a exclusão das suas áreas da malha urbana.

A implantação do Parque Linear da Grota do Cigano é fruto de um trabalho realizado, ainda em 2018, pela Setrand e o ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos)com a participação de moradores da grota por meio de uma oficina de desenho de espaços públicos, a fim de levantar informações sobre as necessidades e desejos da comunidade para o projeto de um parque público. A oficina utilizou, de maneira inovadora, o jogo Minecraft, permitindo que crianças, jovens e adultos criassem modelos virtuais de intervenção, gerando uma matriz de necessidades que efetivamente influenciou o desenho do projeto final.

Planta do projeto

O projeto final do parque que será implantado na Grota do Cigano inclui socioterritorialmente a comunidade ao bairro Mangabeiras, em Maceió, oferecendo opções de lazer, como mesas para jogos de tabuleiro, playground espaço amarelinha para crianças, espaços de convivência com bancos, além equipamentos de esporte, com duas quadras poliesportivas, quadra de areia, academia ao ar livre, pista para caminhada, basquete ao ar livre e bicicletário para a população, aumentando a autoestima dos moradores da grota e dando uma nova dinâmica urbana à região. O espaço contará ainda com área fechada destinada à administração do parque linear.

A área de aproximadamente 6.156,67m² terá acesso pela Avenida Gustavo Paiva ou pela Rua Esperança, ambas no bairro de Mangabeiras, e integrará o bairro da parte baixa à Grota do Cigano e ao bairro do Jacintinho. A obra irá beneficiar diretamente os cerca de 40 mil moradores da Grota do Cigano, maior grota da capital alagoana.

A superintendente Especial de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Andreia Estevam, ressalta a importância da participação da população no processo de concepção do projeto e o impacto da implantação desses equipamentos para os moradores da região. “É de suma importância a participação da população na elaboração de um projeto urbano, não somente para legitimar o processo, como também para que a população se aproprie do equipamento. A oficina serviu para o levantamento de um ‘programa de necessidades’ junto aos moradores da Grota do Cigano, apontando os desejos coletivos dos equipamentos a serem contemplados no projeto”, disse.

“Os parques são, por natureza, lugares com grande potencial de convergência de pessoas que vão em busca de contato com a natureza, esporte e lazer, e funcionam como uma extensão da moradia. Aliada a isso, a carência deste tipo de equipamento no bairro em que ele está inserido acaba contribuindo para a promoção de territórios de integração social, estabelecendo um canal de diálogo entre grota e cidade”, concluiu a superintendente.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados