Gene Wilder, de A Fantástica Fábrica de Chocolate, morre aos 83 anos

Gene Wilder, de A Fantástica Fábrica de Chocolate, morre aos 83 anos

Por | Edição do dia 30 de agosto de 2016
Categoria: Cinema, Diversão | Tags: ,,,,


Conhecido por interpretar Willy Wonka, de A fantástica fábrica de chocolate (1971), o ator Gene Wilder teve a morte confirmada na segunda-feira (29), aos 83 anos. Diagnosticado com linfoma não-Hodgkin há 17 anos, o astro não teve a causa da morte confirmada. A informação foi revelada pela família à agência Associated Press. Uma sobrinha do artista chegou a falar que ele faleceu por complicações do mal de Alzheimer, nos Estados Unidos, sem especificar a data.

Foto: Internet/Reprodução

Foto: Internet/Reprodução

Nascido em Wisconsin, estado norte-americano, em 11 de junho de 1933, Wilder é considerado um ícone da comédia. A última atuação dele foi no infantil Yo-Gabba Gabba, em 2015, no qual dublou o personagem Elmer. Em outros trabalhos, como Primavera para Hitler, o artista chegou a ser indicado ao Oscar.

Wilder, cujo nome de batismo é Jerome Silberman, atuou com Harrison Ford na produção O rabino e o pistoleiro. Na década de 1960, estreou nos cinemas em Bonnie e Clyde. Em 2005, lançou a autobiografia Kiss me like a stranger, com momentos marcantes da vida. A infância do comediante e a morte da esposa, Gilda Radner, foram contempladas na obra. Mais tarde, o norte-americano publicou My french whore (2007), The woman who wouldn’t e Something to remember you by (2013).

O ator é lembrado principalmente pela primeira versão do filme A fantástica fábrica de chocolates, em que interpretou o protagonista, Wily Wonka. A filmografia de Wilder inclui também clássicos como O jovem Frankenstein, pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado em 1974, e uma participação na sérieWill & Grace, que lhe rendeu um Emmy de melhor ator convidado.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados