Galeria Mulher Rendeira será aberta nesta Quarta-feira (22) no Pontal da Barra

O espaço contará com obras dos mais variados artistas e mestres do estado.

Galeria Mulher Rendeira será aberta nesta Quarta-feira (22) no Pontal da Barra

O espaço contará com obras dos mais variados artistas e mestres do estado.

Por | Edição do dia 21 de maio de 2019
Categoria: Cultura | Tags: ,,,,,


SAM_5309

Renda Filé é Patrimônio Imaterial de Alagoas. Créditos: Divulgação.

O bairro do Pontal da Barra localizado na região sul de Maceió é um ambiente cuja efervescência se dá a partir do ritmo da maré da Lagoa Mundaú com o mar. Ali pescadores e marisqueiras, bordadeiras e rendeiras vivem o dia a dia entre os bordados, os ensaios do Fandango e a pescaria, nas portas das singelas residências metros e metros de “Filé” dão cor ao bairro interiorano. O bordado que já é Patrimônio Imaterial de Alagoas nos mostra sua importância na definição da identidade de um povo.

Costumes e tradição definem as características do bairro legando ao estado uma cultura de valor incalculável, nas calçadas e janelas as tramas do Filé ganha notoriedade mundial compartilhando com todos a riqueza da nossa terra.

A FORÇA DO FILÉ

Este bordado que se parece com as redes de pesca foi base para um sonho gestado durante longos anos. Lucineide Gomes Barbosa que nasceu numa família de bordadeiras, teve sua vida marcada pelo bordado em todas as fases da vida. “Eu nasci e cresci no bairro, sou neta de pescador e desde os meus seis anos de idade venho fazendo filé, aprendi com minha avó e minha mãe vendo fazer. O Filé faz parte da rotina. Sempre fui apaixonada e o nosso povo também, isso é cultural, está no sangue”. Descreveu Lucineide.

A partir da força de vontade de uma mulher batalhadora, há pouco mais de um ano e seis meses ela resolveu iniciar os trabalhos de consolidação de um sonho, nesse sonho o Pontal da Barra abrigaria uma Galeria de Arte Popular onde qualquer cidadão encontraria peças de artistas e mestres de todo o Estado.

“Eu passei Dezesseis anos de aluguel com os trabalhos do Grupo Luarte que coordeno há vinte e cinco anos até quando me apareceu à oportunidade de comprar a lojinha onde trabalhávamos conseguimos comprar e foi graças ao Filé. Neste espaço muitas coisas boas foram realizadas. E com o negócio feito sempre comentei com meu esposo, aqui dá pra fazer uma galeria com lojas de artesanato, um ponto com força para a expansão da cultura no meio do bairro e dentro da capital, há um ano e seis meses começamos a obra”. Afirmou.

Com a consolidação do projeto e a experiência do Grupo Luarte veio à parceria do SEBRAE, da SEDETUR e da SECULT. Reunir artesãos e mestres de todo o Estado em um único local não foi tarefa difícil, afinal a Galeria Mulher Rendeira será um ponto super disputado de cultura para os admiradores de arte popular.

IMG-20190520-WA0077

Créditos: Divulgação

“Quando busquei o SEBRAE na pessoa de Marina Gato e a SEDETUR com a amiga Daniela Vasconcelos fomos na intenção de fazer o convite pra fazer uma homenagem ao Grupo Luarte e as duas instituições que sempre nos apoiaram, a partir deste convite Daniela anunciou que traria também uma placa do projeto Alagoas feita a mão identificando que aqui também tem produtos genuinamente alagoanos, consequentemente a artesã Mari Assis coordenadora do Projeto Arte dos Quatro Cantos lançou a proposta ao SEBRAE para inserir a Galeria no Brasil Original outro maravilhoso projeto que estão inseridos também os mais variados artistas e mestres onde vamos receber também uma placa. Na oportunidade será dada uma placa por meio da SECULT, uma parceria onde teremos na alta temporada atrações com nossos artistas e folguedos”. Ressaltou Lucineide.

O público encontrará produtos em pedra, uma loja de arte popular com peças de Sil da Capela e João das Alagoas dois grandes mestres da cerâmica, outra do projeto Esperança das reeducandas, os produtos da arte dos quatro cantos com o Brasil Original, os filés e todos os bordados a gosto.

A inauguração da Galeria Mulher Rendeira acontece hoje às 16h na principal Rua do Pontal da Barra. Vale a pena prestigiar.

Serviço:

GALERIA MULHER RENDEIRA

Inauguração: Dia 22 de Maio de 2019, às 16h.

Local: Rua Alípio Barbosa da Silva, 139 – Pontal da Barra.

Contatos: (82) 99926-1370

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados