Gabaritos do Enem digital já estão disponíveis

Participantes podem consultar materiais dos dois dias de provas da versão digital. Resultados das duas versões do Enem 2020 serão publicados em 29 de março

Gabaritos do Enem digital já estão disponíveis

Participantes podem consultar materiais dos dois dias de provas da versão digital. Resultados das duas versões do Enem 2020 serão publicados em 29 de março

Por Assessoria - INEP | Edição do dia 10 de fevereiro de 2021
Categoria: Educação, Notícias | Tags: ,,


Os gabaritos oficiais das provas objetivas da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão disponíveis. Para conferir, o participante deve acessar os materiais no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os Cadernos de Questões, em arquivo PDF, foram divulgados ao final de cada aplicação e já estavam disponíveis. Acesse aqui.

Foto: Álvaro Henrique / Secretaria de Educação do DF

O Inep aplicou o Enem 2020 Digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os gabaritos e cadernos dos dois dias de exame podem ser consultados e baixados pelos participantes, que devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação.

No primeiro dia, os inscritos resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Nesta primeira edição do Enem Digital, o texto foi escrito à mão. No segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias.

Resultados – Os resultados das duas versões do Enem 2020 (impressa e digital) serão publicados no dia 29 de março. Já o boletim individual dos “treineiros” — inscritos da 1ª ou da 2ª série do ensino médio que realizam a prova para testar conhecimentos — está previsto para ser divulgado no dia 28 de maio. Cabe pontuar que esses participantes puderam realizar apenas a versão impressa do Enem 2020, em 17 e 24 de janeiro.

Anulada – Um item da prova de matemática e suas tecnologias foi anulado. Trata-se da questão 140 do Caderno 5 (Amarelo); 148 do Caderno 6 (Cinza); 157 do Caderno 7 (Azul); e 165 do Caderno 8 (Rosa). O Inep identificou que a referida questão, que apresenta um gráfico cartesiano com a trajetória de um robô, fez parte da edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL)/reaplicação. A anulação não compromete o processo de estimação da nota das participantes. O cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.

Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados