Fórum fala sobre câncer de mama com grupo de terceira idade

Por | Edição do dia 21 de outubro de 2015
Categoria: Maceió, Notícias


Fórum de Promoção à Saúde no Sesc Poço 10

A Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quarta-feira (21), por meio da Coordenação de Articulação e Mobilização Comunitária, o 4º Fórum de Promoção à Saúde, que teve como objetivo orientar, interagir e debater com o grupo da terceira idade que integra a ação de Trabalho Social com o Idoso (TSI) do Sesc Alagoas, a temática câncer de mama.

“Temos procurado levar à população, nas diversas regiões do Município, algumas das temáticas de saúde mais presentes no nosso dia a dia ou que têm causado preocupação às comunidades, reforçando cuidados preventivos e ampliando o conhecimento das pessoas sobre cada assunto abordado, possibilitando melhor qualidade de vida a todos”, afirma a coordenadora de Articulação e Mobilização Comunitária, Adriana Paula Araújo.

Depois de realizar encontros com a abordagem voltada à hipertensão e à meningite, a coordenação levou à reunião de convivência do grupo do TSI – que acontece todas as quartas-feiras – a abordagem do tema “câncer de mama”, aproveitando a intensificação feita em campanha nacional sobre a doença durante as ações do maceió Rosa.

Fórum de Promoção à Saúde no Sesc Poço 2

Na palestra, a coordenadora de Saúde da Família da SMS, Maely Nunes, fez uma apresentação didática, reforçando o alerta acerca dos fatores de risco e sintomas que devem ser observados em relação à doença, que é o tumor maligno mais comum no público feminino e que afeta quase 50 mil mulheres a cada ano no Brasil.

“A maior defesa das mulheres é a prevenção, que representa, em muitos casos, a chance de um diagnóstico precoce, com até 95% de possibilidade de cura. Muitas mulheres deixam de fazer a mamografia anualmente por causa da dor que sentem com a compressão da mama durante o exame, mas é preciso lembrar que essa dor é suportável e pode salvar uma vida”, alertou Maely.

Finalizando a palestra, Maely destacou que os exames preventivos de câncer de mama – mamografia – e também de colo de útero – Papanicolau (também conhecido como citologia) – são disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), lembrando ainda que mulheres acima de 50 anos podem se dirigir diretamente ao serviço credenciado de saúde para realizar o rastreamento por mamografia, sem a necessidade de marcação prévia.

Fórum de Promoção à Saúde no Sesc Poço 3

Cássia Oliveira – Ascom SMS

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados