Fórum da Música de Maceió faz pesquisa sobre o segmento musical em Alagoas

O formulário com as perguntas ficará disponível online

Por Assessoria | Edição do dia 27 de agosto de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags:


O Grupo de Trabalho (GT) de Pesquisa, do Fórum da Música de Maceió, elaborou um questionário para coletar dados sobre a cadeia produtiva de música em Alagoas durante a pandemia da covid-19. O formulário com as perguntas ficará disponível online, no Google Forms, por 15 dias, de 20 de agosto até 4 de setembro de 2020.

“A pesquisa surgiu como uma necessidade de ter dados mais conclusivos na hora de dialogar tanto com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), quanto com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL), sobre a situação que o músico se encontra na pandemia, e como base para as ideias a serem passadas para esses órgãos”, conta Filipe Mariz, membro do Fórum e um dos proponentes da pesquisa.

Esse questionário online é um instrumento formal para coleta de dados de uma pesquisa quantitativa que busca compreender os impactos da pandemia da covid-19 na cadeia produtiva de música alagoana, e ter conhecimento sobre o setor, principalmente quais trabalhos, produtos e conteúdos relacionados à música devem ser financiados em editais.

Em abril foi feita uma pesquisa inicial de caráter exploratório sobre como a pandemia vem afetando a renda no setor e obtivemos apenas 126 respostas. “Enquanto músico e produtor, no início da pandemia, tive perda de 100% na minha renda. Os dados da primeira pesquisa mostraram que muitos outros profissionais também tiveram essa perda. Nesse segundo momento é de muita importância a participação da comunidade artística como um todo”, enfatiza Filipe Mariz.

Antonio Oiticica, representante do Fórum, acrescenta que “a pesquisa tem como intenção atingir a cadeia produtiva a nível estadual, rompendo com uma clássica cobertura que somente inclui a capital Maceió e Arapiraca como campos de análise”.

Os dados coletados irão ser utilizados para estruturar propostas e ações do Fórum da Música de Maceió, principalmente as que buscam orientar a feitura de editais na área de música. Por exemplo: os editais que serão financiados como ações de fomento pela Lei Aldir Blanc, Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, entre outros.

Segundo Laís Falcão, integrante do GT Pesquisa do Fórum, “é preciso que os trabalhadores do segmento de música do estado respondam ao questionário para que possamos mostrar para a sociedade alagoana, e para organizações públicas e privadas, que este setor abrange muitas pessoas, tem peso e importância na construção coletiva de arte e cultura alagoana”.

Solicitamos que respondam e compartilhem com todas as pessoas que estão envolvidas com a cadeia produtiva de música em Alagoas que, assim como o Fórum, constroem coletivamente o setor de música no estado. O questionário está disponível em: https://forms.gle/twia99KLHzQn8JZC8.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados