Fórum Banco do Nordeste aborda agenda ASG no contexto do desenvolvimento regional

Fórum Banco do Nordeste aborda agenda ASG no contexto do desenvolvimento regional

Por Ascom BNB | Edição do dia 14 de julho de 2021
Categoria: Economia, Notícias | Tags: ,,,


Com o tema central “Agenda ASG no protagonismo do desenvolvimento regional”, o Banco do Nordeste realiza, nesta quinta e sexta (15 e 16), o XXVII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento. O evento abre espaço de diálogo sobre melhores práticas de gestão nas áreas ambiental, social e de governança em empresas, instituições públicas e financeiras.

Integrando as comemorações dos 69 anos do Banco do Nordeste, a serem completados na próxima segunda-feira (19), o evento será realizado de forma virtual, devido às recomendações de distanciamento social por conta da pandemia de covid-19. A veiculação de toda a programação será realizada pelo canal do Banco no YouTube (youtube.com/bancodonordesteoficial).

A 27ª edição do fórum reunirá importantes nomes dos âmbitos público e privado, representantes de instituições financeiras nacionais e internacionais, empresários, técnicos e pesquisadores. Assim abordará a agenda ASG no contexto corporativo e econômico diante dos desafios ambientais e sociais contemporâneos.

Programação

Participam do painel de abertura do XXVII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, no dia 15, às 10 horas, o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolim, o superintendente da Sudene, Evaldo Cavalcanti da Cruz Neto, e o presidente do Banco da Amazônia, Valdecir José de Souza Tose. Eles debatem o tema “A agenda ASG nas instituições de desenvolvimento”.

Na quinta-feira, a programação é composta pelos painéis “ASG e bancos de desenvolvimento”, “Como integrar fatores ASG na análise de investimentos” e “Sistema Financeiro Nacional – regulação e autorregulação frente à transição para economia de baixo carbono e sustentável”.

O segundo dia de debates tem início com a sessão especial “50 anos do Fundeci”, às 9h30. Em seguida, o evento prossegue com os painéis “Inovação e negócios de impacto positivo”, “Indicadores ASG – referenciais para negócios de impacto positivo na década da ação” e “Liderança e governança como pilares ASG”. Confira a programação completa no portal do Banco do Nordeste (bnb.gov.br).

Especialistas

A agenda ASG traz ao mundo corporativo pautas relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança a serem consideradas por empresas que se comprometem com temas que despontam no tempo presente. Para aprofundar esse tema relevante e atual, especialistas nacionais e internacionais foram convidados a participar do fórum e contribuir com a disseminação desses conceitos.

Estão confirmados a especialista em instituições financeiras do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Maria Netto; o diretor de Sustentabilidade da S&P Global Ratings, Jésus Palacios; a diretora no Brasil do Global Reporting Initiative (GRI), Glaucia Terreo; a integrante do Conselho Administrativo do Pacto Global Brasil, Ana Buchaim; e a especialista em Sustentabilidade e SDG Pioneers pelo Pacto Global da ONU, Sonia Favaretto.

Também participam o diretor do Instituto Ethos, Caio Magri; a CEO da Safe Drinking Water for All (SDW), Anna Luísa Beserra; a gerente da Área de Investimentos Sustentáveis e de Impacto do BTG Pactual, Patricia Genelhu; a vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Ieda Novais; o diretor de Autorregulação da Febraban, Amaury Oliva; o chefe de gabinete da diretoria de Regulação do Bacen, Ricardo Harris; o presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Sérgio Gusmão Suchodolski; e o diretor do BNDES, Bruno Caldas Aranha.

A trajetória do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci) terá destaque na programação do XXVII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento. Em sessão especial que celebrará os 50 anos do Fundo, ocorrerá lançamento de um selo comemorativo e de um novo edital de apoio financeiro a projetos.

A sessão terá participações do chefe geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Lucas Antônio de Sousa Leite, e do CEO da startup Total Cross, Bruno Muniz, com moderação do superintendente de Políticas de Desenvolvimento do BNB, José Rubens Dutra Mota. Eles irão dialogar sobre a contribuição histórica do Fundeci para o desenvolvimento da pesquisa, inovação e difusão tecnológica no contexto da economia regional.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados