Forças de Segurança Pública recebem dois helicópteros e um hangar

Entrega será feita pelo governador Renan Filho nesta segunda (12)

Forças de Segurança Pública recebem dois helicópteros e um hangar

Entrega será feita pelo governador Renan Filho nesta segunda (12)

Por | Edição do dia 11 de setembro de 2016
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,,,


Para que a Segurança Pública amplie as possibilidades de proteção à sociedade alagoana, na segunda-feira (12), dois helicópteros e um hangar serão entregues para fortalecer o trabalho das forças policiais.

Segundo o comandante do grupamento aéreo da Polícia Militar do Estado, o coronel André Madeiro, com a ampliação da segurança no segmento da aviação, cada vez mais, é possível chegar a locais que o patrulhamento por terra não alcança.

“Para se ter ideia, cada helicóptero representa 30 viaturas, ou seja, com essas duas aeronaves vamos cobrir o mesmo que 60 carros; no quesito plataforma de observação, sem considerar a diminuição de material humano. Pois só precisamos de dois pilotos e quatro tripulantes. A locação dessas aeronaves representa um grande avanço para a redução da violência no Estado, principalmente porque são helicópteros de ponta, podemos chegar a mangues, lagoas, grotas e favelas”, explicou o coronel.

Imagem: Agência Alagoas

Imagem: Agência Alagoas

Outro destaque é a locação do hangar. É a primeira vez que o governo estadual investe em um local para abrigar as aeronaves. A ação traz economia para o estado e mais eficiência no trabalho dos pilotos e tripulantes, que são os operadores de procedimentos policiais.

“Agora, unimos a parte operacional e administrativa em um só lugar, além da manutenção. Antes cada atividade desta, era realizada em locais diferentes, o que demandava mais tempo e dinheiro. Fazendo uma comparação, posso dizer que antes somente tínhamos um carro, motor 1.0, sem garagem. Hoje, temos três carros, sendo dois deles com motor 2.0 e a proteção da garagem. Hoje, temos condições apropriadas de trabalho, treinamento e aumento do efetivo. Quem ganha é a população”, ressaltou o comandante do grupamento aéreo.

Avanços para aviação da Segurança Pública

Desde o início da atual gestão do Executivo, foram adquiridos fuzis e pistolas para realizar o serviço ostensivo; a locação dos dois helicópteros B-3 – que são mais ágeis e manobráveis; locação do hangar; implantação da base aérea de Arapiraca, reduzindo em até 30% a violência daquele município e da região Agreste; formação de quatro pilotos e 25 tripulantes; aquisição de três viaturas para apoiar as aeronaves; a vinculação operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – o Aeromédico. Todos estes itens contribuem com a derrocada dos índices de violência em Alagoas.

Imagem: Agência Alagoas

Imagem: Agência Alagoas

Um sistema que fornece todas as informações e ocorrências em tempo real também faz parte das novas aquisições da Segurança Pública do Estado.

“Antes tudo era manual, atrasando o trabalho, e sujeito a falhas, para aparar as arestas, dando suporte à inteligência, e participando diariamente, junto ao secretário Lima Júnior da mesa de situação, ação que nenhum estado faz de forma tão frequente”, diz o capitão e piloto Maikel Anderson, complementando a informação, dizendo que de janeiro a junho de 2016 se fez mais voos do que todo o ano de 2015.

Ações previstas

Segundo o coronel André Madeiro, até o final de 2018, o governador Renan Filho deve inaugurar uma base área em Delmiro Gouveia e outra em União dos Palmares, cobrindo assim as quatro regiões do estado, já que as bases de Arapiraca e Maceió já são realidade.

“Hoje conseguimos chegar aos locais de ocorrência em até 30 minutos, quando instalarmos as bases na Zona da Mata e no Sertão, esse tempo diminuirá para 15 minutos”, finalizou o capitão Maikel Anderson

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados