Fmac lança edital “Pauta Aberta” para uso de espaço cultural

Por | Edição do dia 14 de junho de 2016
Categoria: Cultura | Tags: ,


Foi lançado nesta segunda-feira (13), através da Prefeitura de Maceió e da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), o edital Pauta Aberta. A ação se destina à utilização de pautas no Centro Cultural Arte Pajuçara, durante os meses de agosto a dezembro de 2016, perfazendo um total de 480 horas de ocupação do espaço para a realização de concertos, shows, ensaios, oficinas, recitais, espetáculos e apresentações de folguedos.

Os interessados podem se inscrever para o processo de seleção entre os dias 13 de junho a 15 de julho. O projeto deve beneficiar 30 grupos culturais e artistas ligados à música, teatro, dança, cultura popular e cultura afro.

As inscrições das propostas devem ser realizadas na sede da Fmac, no setor de protocolo, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14h.

Os proponentes devem se inscrever, obrigatoriamente, para a categoria a qual pretendem concorrer e será destinada uma vaga para cada grupo selecionado em um dos quatro segmentos abertos no edital: música; artes cênicas; cultura afro-brasileira e cultura popular. O edital é resultado de convênio firmado entre a Fmac e o Centro Cultural Arte Pajuçara, mantenedor do espaço, que também funciona como cinema, no bairro de Pajuçara.

De acordo com o processo de seleção, publicado  no Diário Oficial do Município (DOM), o tempo de cessão diária do espaço, ou seja, o tempo de duração da pauta, é de oito horas de uso para cada grupo ou artista. Pelo edital, devem ser contemplados 12 projetos no segmento música, 12 projetos de artes cênicas e mais seis para os segmentos de cultura afro-brasileira e cultura popular. Todas as informações do edital também podem ser conferidas no endereço eletrônico www.maceio.al.gov.br na seção “Diário Oficial”.

“Cada proponente poderá utilizar até duas pautas por projeto e ser contemplado em até dois projetos, desde que em categorias diferentes”, informa Marcos Sampaio, gerente de Políticas Culturais da FMAC. Ele destaca ainda que o edital se refere à cessão apenas das instalações do centro cultural, nos dias e horários cedidos ao projeto Pauta Aberta. “As marcações de horários se dará em comum acordo com cada projeto contemplado”, acrescenta.

O presidente da fundação, Vinícius Palmeira, assegura também que o edital Pauta Aberta está de acordo com as determinações do Plano Municipal de Cultura e abre para a ocupação do espaço para ensaios, oficinas, apresentações, entre outras cessões previstas no projeto aos grupos e artistas de Maceió.

“Com este edital, fechamos o ciclo na área cultural, ao promovermos ações para a formação de novos artistas, à produção de conteúdo e para a apresentação dos resultados à comunidade. Esta é uma marca da atual gestão municipal, que trouxe reconhecimento e valorização à arte e à cultura de nossa cidade”, assegura Palmeira.

A Fundação Municipal de Ação Cultura está localizada na Avenida da Paz, 900, no bairro de Jaraguá.

 

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados