FMAC apresenta Editais que serão contemplados pela Lei Aldir Blanc!

Maceió receberá o valor de R$ 7.105.000,00 que serão destinados para o fomento, subsídios e premiação.

Por João Lemos | Edição do dia 8 de setembro de 2020
Categoria: Cultura


A Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (Fmac) apresentou na manhã de hoje (08), no Comitê de Crise da Cultura, os editais que serão contemplados pela Lei Aldir Blanc. Ao todo três editais contemplarão a comunidade cultural do município, Maceió receberá o valor de R$ 7.105.000,00 que serão destinados para o fomento, subsídios e premiação.

Graças a mobilização da comunidade cultural com seus Fóruns, o Comitê de Crise da Cultura e a articulação da Fmac, o município receberá a verba já no primeiro lote gerenciado pelo Ministério do Turismo através da plataforma Mais Brasil. A expectativa é que o recurso chegue em 11 de Setembro, a partir do recebimento, a Fundação terá apenas 60 dias para realizar todos os editais previstos.

OS EDITAIS

O primeiro edital contemplará ESPAÇOS CULTURAIS com subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais mantidos por M.E.I, microempresas, pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias e Pontos de Cultura, com valores mensais de 3 a 10 mil reais.

O segundo edital homenageia a querida Mestra Hilda voltado para o FOMENTO, selecionando propostas de projetos culturais a serem realizados preferencialmente de forma virtual, produzidos por Organizações da Sociedade Civil (OSC) que possibilite o benefício do maior número de pessoas.

O terceiro edital com o objetivo de PREMIAÇÃO trás quatro categorias bastante abrangentes e homenageia figuras da cultura alagoana, a saber:

Categoria 1 – Mestra Virgínia: Premiar atuação de Mestres da Cultura e Personalidades destacadas que possuem relevância e que contribuem por sua articulação e colaboração na cultura local.

Categoria 2 – Anilda Leão: Premiar Iniciativas, Espaços e Coletivos Culturais representados por PF ou PJ, que já foram realizados ou possam ser continuados e/ou complementados na cidade de Maceió com repercussão positiva e grande relevância cultural.

Categoria 3 – Nô Pedrosa: Selecionar propostas de atividades culturais já realizadas, representados por PF* ou PJ, que tenham beneficiado diretamente para o público LGBT+; População em Situação de Rua; Portadores de Deficiência e Reeducando.

Categoria 4 – Mestre Zumba: Selecionar propostas com objetivo de realizar Intercâmbio e Circulação Cultural entre os segmentos da cultura.

Confira na íntegra a tabela apresentada pela Fmac:

Fonte: Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió.

Lei Aldir Blanc

A lei foi aprovada em junho pelo Congresso Nacional e regulamenta em 18 de Agosto. Ela ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e escritor que morreu em maio deste Ano.

Dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc

Os ministérios do Turismo e da Economia disponibilizam canais de atendimento para tirar dúvidas sobre a operacionalização da Lei Aldir Blanc. Pelo e-mail auxiliocultura@turismo.gov.br e pelo telefone 0800-9789008.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados