FLYLIBRAS: Embarque no universo da Libras, seja bilíngue!

Ferramenta digital bilíngue utilizada no processo de ensino e aprendizagem da Língua brasileira de sinais

Por Anderson Vitorino | Edição do dia 21 de junho de 2020
Categoria: Opiniões | Tags: ,,,,,,


FLYLIBRAS é uma ferramenta digital bilíngue que tem como objetivo de proporcionar a formação docente e discente no processo de ensino e aprendizagem da Língua brasileira de sinais (Libras). 

Através dessa ferramenta inovadora digital bilíngue Libras/Português, a comunidade surda terá oportunidade de aprender a Língua Portuguesa, na modalidade escrita como segunda língua. E, mais que isso, ela também proporcionará a sociedade ouvinte aprender a Libras para se comunicar com surdos em qualquer área de estudo: educação, saúde, segurança, dentre outras. 

A ideia dessa ferramenta surgiu da parceria com o professor da UFAL/Arapiraca, Dr. Patrick Brito, coordenador do Projeto de pesquisa FALIBRAS, que é um sistema 3D de tradução automática da língua portuguesa para Libras no ensino de línguas de modalidade visuo-gestual. A equipe do FALIBRAS é responsável pelo sistema de programação da ferramenta FLYLIBRAS.

  Como professor pesquisador da UFAL (campus Arapiraca-AL), eu coordeno o projeto da ferramenta FLYLIBRAS em várias ações de extensão dando ênfase a semântica (estrutura linguística da Libras). Essa ferramenta encontra-se em fase de desenvolvimento e aplicabilidade. A minha equipe é composta por professores de todas esferas de ensino, técnicos, intérpretes de Libras, estudantes, monitores e surdos da UFAL com colaboração de outras universidades. Assim sendo, tenho a intenção de possibilitar a promoção da acessibilidade comunicacional entre surdos e ouvintes. 

Nessa perspectiva de contribuição e colaboração como professor pesquisador, pretendo por intermédio da ferramenta FLYLIBRAS, proporcionar práticas pedagógicas para formação inicial e continuada de forma inovadora, dinâmica, interativa, colaborativa e autônoma no ensino presencial, semipresencial e à distância. Trata-se de um projeto de duplo efeito, elaborado para ir além de uma comunicação pontual, como temos visto em outras ferramentas já existentes. Aqui, o interesse é de construção de uma ponte definitiva e de uso atemporal, pois trabalha no aprendizado do português para os surdos e no aprendizado de Libras para professores e alunos ouvintes. 

*** Anderson Francisco Vitorino é  Professor Assistente Magistério Superior da disciplina (Libras) Língua brasileira de sinais pela UFAL (Campus Arapiraca) e parceiro na coluna “Estudar Lá Fora”. E-mail:  anderson.vitorino@arapiraca.ufal.br .

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados