Bom Dia!, Domingo - 21 de Julho de 2019

 

FLTA: QUER ENSINAR PORTUGUÊS NOS EUA?

Alyshia Gomes / 10:37 - 12/05/2019

Edital da Comissão Fulbright Brasil para o programa Foreign Language Teaching Assistant destinado para quem quer ensinar português em instituições norte-americanas


Notícia boa para quem está buscando oportunidades acadêmicas nos Estados Unidos: vários editais da Fulbright estão com inscrições abertas. Destacamos, no entanto, o programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA), destinado para quem quer ensinar português em instituições norte-americanas.

O edital prevê a concessão de até 20 bolsas para que os brasileiros selecionados possam permanecer até nove meses ensinando português. Os selecionados serão alocados em universidades norte-americanas e poderão frequentar cursos sobre a cultura e história norte-americana ou outras disciplinas do seu interesse durante o período da bolsa.

Os benefícios concedidos são inúmeros. O Edital prevê:

  • (…)

Segundo o edital, para ser elegível, o interessado deverá:

  1. Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  2. Possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou inglesa, com conclusão do curso após 31 de dezembro de 2014;
  3. Ter proficiência em inglês, com certificado com data posterior a 1 de julho de 2018 (TOEFL-ITP com nota mínima de 550 pontos; TOEFL-iBT de 79 pontos; ou, IELTS de 6.0);
  4. Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
  5. Não receber ou ter recebido bolsa ou benefício financeiro da Comissão Fulbright ou outras agências ou entidades brasileiras para programa similar.

Como disse no início, este é apenas um dos editais abertos. Sugiro, então, que você visite o site da Comissão Fulbright Brasil tanto para ter acesso aos detalhes do Programa FLTA quanto para tomar conhecimento das demais oportunidades. Como sempre, fico na torcida para que tenhamos aprovados do norte e nordeste do Brasil.

QUER ESTUDAR LÁ FORA? ALÉM DO BLOG, VOCÊ PODE, ACOMPANHAR OS COMENTÁRIOS E DICAS DE BOLSAS INTERNACIONAIS NA COLUNA DO JORNAL O DIA ALAGOAS . 

JÁ NAS BANCAS

Alyshia Gomes
Alyshia Gomes escreve sobre Educação Internacional e temas correlacionados no jornal “O DIA ALAGOAS” e no site “O Dia Mais”. Também orienta interessados em estudar fora do Brasil e atende instituições de ensino em processo de internacionalização. Contato: alyshiagomes.ri@gmail.com.

Comentar usando