Fiscalizações para combater transporte clandestino são intensificadas

Nesta semana, 11 veículos clandestinos foram autuados e removidos pela SMTT

Por Assessoria | Edição do dia 29 de maio de 2020
Categoria: Maceió, Notícias | Tags: ,,,,,


Os agentes do Grupamento de Ações Táticas de Transporte (GATT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) seguem com as operações de fiscalização para combater e tirar de circulação das vias de Maceió os veículos que realizam o transporte remunerado irregular de passageiros, os chamados clandestinos.

Durante esta semana, 11 veículos clandestinos foram autuados e removidos pelas equipes da SMTT. As ações de fiscalização ocorrem diariamente nos bairros das partes alta e baixa de Maceió.

“O transporte pirata é uma atividade ilegal, que prejudica a mobilidade urbana de Maceió e coloca em risco a vida da população maceioense. Esses veículos não oferecem nenhum tipo de segurança ao usuário, pois não passam por nenhum tipo de vistoria junto à SMTT. É muito comum, durante as fiscalizações, os agentes encontrarem motoristas inabilitados, veículos com os equipamentos de segurança inoperantes, pneus em péssimo estado de conservação, documentos dos carros vencidos, entre outras situações”, detalhou o assessor técnico de Transportes da SMTT, Alexandre Serafim.

Executar o transporte clandestino é uma infração de natureza gravíssima, de acordo com o artigo 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor flagrado recebe multa no valor de R$ 293,47 e perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os veículos removidos foram encaminhados ao pátio da empresa Transguard, de onde só serão liberados após os seus proprietários se regularizarem junto ao Município.

A população possui um papel fundamental nos trabalhos de fiscalização que são desenvolvidos pelos grupamentos operacionais da SMTT. Para isso, basta denunciar o transporte clandestino através do Núcleo de Operações Integradas (NOI), pelo telefone 3312-5340. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados