Fandango do Pontal da Barra estará nos Jogos Rio 2016

Fandango do Pontal da Barra estará nos Jogos Rio 2016

Por | Edição do dia 29 de julho de 2016
Categoria: Cultura | Tags: ,


O habitual ensaio do Fandango do Pontal será especial neste sábado (30), pois será o último antes das três apresentações no Rio de Janeiro, durante os Jogos Olímpicos na cidade, para qual o grupo foi convidado. A participação foi confirmada esta semana, com data prevista de viagem para o dia 17 de agosto e apresentações nos dias seguintes.

Segundo Jorgeval Mario Lisboa Santos, o Vavá, um dos coordenadores do grupo, o convite foi feito em 6 de julho, por um produtor cultural e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), que veio a Maceió ver o grupo em seu lugar de origem, o bairro do Pontal da Barra.

“Ele conheceu o grupo, nossa história e perguntou se a gente gostaria de se apresentar no Rio de Janeiro. Respondi na hora ‘claro, e quem não quer?’. Aí aguardamos a oficialização do convite, que veio essa semana, e estamos mantendo contato direto com a organização de lá para ver a data da viagem, horário de voo, estadia em hotel, entre outras coisas”, explicou Vavá, que está também correndo para negociar a participação do maior número possível de integrantes, já que o Fandango 35 integrantes.

“Estamos satisfeitos demais com esse convite, é a concretização de todo o trabalho desenvolvido desde o ano 2000, quando retomamos o Fandango no Pontal, bairro em que ele se instalou em 1930, mas ficou muito tempo parado. É um trabalho realizado com muita dificuldade, ainda bem que temos a parceira com a Braskem, que ajuda a manter essa tradição viva”.

Para Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem. “É uma grande conquista para folclore alagoano, porque é um reconhecimento dessa expressão popular que veio de Portugal e foi moldada ao longo dos anos pelos moradores do Pontal da Barra, até virar uma representação cultural particular e especial deles.”

Vavá ainda aposta em outro ganho para o grupo com essa apresentação no Rio de Janeiro: uma ajuda na popularização do folguedo e na renovação dos participantes. O Fandango já conta com uma parceria com a Escola Silvestre Péricles, no próprio bairro, para a inserção de crianças no grupo, mas ele está de olho nos jovens, também.

“É tudo o que nós precisamos. Essas crianças um dia vão assumir o Fandango, quando não estivermos aqui, e vão manter essa tradição viva”, afirmou o coordenador. Por hora, o integrante mais velho do grupo tem 87 anos, enquanto os caçulas são Caio, de 8 anos, Lua, de 7, Laurinha de 6 anos e Mariana, de apenas 5 anos de idade, neta do próprio Mestre Pancho, que conduz o grupo na brincadeira do folguedo.

O ensaio do Fandango do Pontal neste sábado será a partir das 18h, na Colônia de Pescadores, situada na segunda praça do bairro.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados