Famílias deixam suas casas após enchente em Santana do Ipanema

Na noite dessa quarta-feira, 25 e madrugada desta quinta, 26, o Riacho Camoxinga e o Rio Ipanema transbordaram

Por | Edição do dia 26 de março de 2020
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,


sna

Águas do Riacho Camoxinga invadindo uma das casas atingidas pela enchente. Foto: Cortesia CBM-AL

Dezenas de moradores de Santana do Ipanema tiveram suas casas invadidas por uma enchente após transbordamento do Riacho Camoxinga  na noite dessa quarta-feira, 25. Além do transbordamento do Riacho, o Rio Ipanema também apresentou grande volume de água. Para se salvarem, moradores se protegeram nos telhados de suas residências. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) ajudou as vítimas e elas foram encaminhadas para abrigos provisórios. Nenhuma vítima fatal ou desaparecida foi registrada. O trabalho de resgate e acolhimento aconteceu durante a madrugada de hoje, 26.

De acordo com o CBM, 50 pessoas foram resgatadas da enchente. Cerca de 40 desabrigados foram encaminhados para a igreja Paróquia de São Cristóvão e outros foram encaminhados para a sede da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), ambas localizadas em Santana do Ipanema.

Na tarde de ontem, 25, a Prefeitura de Santana do Ipanema havia emitido um alerta a população que vive nas proximidades do Rio Ipanema. O anúncio dizia que as comportas da barragem de Ingazeira, em Venturosa (PE), haviam sido abertas devido ao grande volume de água provocado por chuvas em Pernambuco. E que, essas águas, passariam pelo Rio Ipanema, provocando assim, a elevação do volume de água do rio.

Porém, antes mesmo do aumento no volume de água do Ipanema, o Riacho Camoxinga transbordou também por causa de chuvas. Como consequência, a água invadiu casas e moradores tiveram que se proteger em cima de seus telhados. O Corpo de Bombeiro foi acionado, realizou o resgate dessas vítima e, enquanto equipes realizavam o salvamento, outras alertavam os outros moradores para que deixassem suas casas.

Durante a madrugada e enquanto as famílias eram resgatadas, as águas da barragem de Ingazeira transbordaram o Rio Ipanema.

Os trabalhos de salvamento e acolhimento foram realizados pelo 9º GBM/Santana do Ipanema, pela Defesa Civil do município de Santana do Ipanema, além dos técnicos da prefeitura. Outras quatro guarnições dos bombeiros de Delmiro Gouveia; dez de Arapiraca, nove bombeiros voluntários de folga do 9º GBM e mais uma guarnição de Penedo, estiveram presentes. No total, 33 bombeiros atuaram para o salvamento das famílias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) chegou a emitir um alerta de perigo para 92 municípios alagoanos devido a chegada de chuvas intensas até as 11h desta quinta, 26.

A seguir, veja o vídeo do volume de água no Rio Ipanema:

 

 

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados