Fake News: vacina não é magnética nem consegue grudar moedas na pele

Vídeos tentam demonstrar que moeda gruda na pele após aplicação da vacina; professor de física explica

Fake News: vacina não é magnética nem consegue grudar moedas na pele

Vídeos tentam demonstrar que moeda gruda na pele após aplicação da vacina; professor de física explica

Por Redação* | Edição do dia 27 de maio de 2021
Categoria: Alagoas, Brasil, Notícias | Tags: ,,


Circulam nas redes sociais vários vídeos que tentam demonstrar que a vacina contra a Covid-19 causaria magnetismo na pele, ou seja, um efeito ímã. Uma moeda utilizada pelas pessoas ficaria grudada na pele no local onde a vacina foi aplicada por reação provocada pela composição do imunizante. Não é verdade. O professor de física, Keyllor França, afirma que não há possibilidade.

São várias demonstrações compartilhadas. As pessoas aproximam a moda da pele, no local onde recebeu a vacina, e relatam que ela fica colada. A moeda também é pressionada em outros locais do corpo e o mesmo não acontece. A situação gera curiosidade e surpresa em quem faz os testes.

A teoria não passa de um boato. Ao site de checagem Aos Fatos, as próprias fabricantes das vacinas disponíveis hoje no Brasil  (Fiocruz , Instituto Butantan e Pfizer) negaram que o imunizante cause os efeitos demonstrados nos vídeos.

Keyllor França é professor de física e garante que não há nenhuma possibilidade da vacina provocar magnetismo. “Nenhum composto da vacina causa magnetismo no corpo, já que a vacina no estado líquido anula qualquer efeito magnético do imunizante. Esse boato surgiu devido a crença conspiracionista de que haviam nanopartículas na vacina, o que de fato não existe. Se de fato a ideia fosse verdadeira, as ampolas onde ficam armazenadas as vacinas ficariam grudadas umas nas outras”, explica França.

O professor enviou um vídeo ao O Dia Mais mostrando que tudo não passa de boato:

 

“Eu consigo fixar uma moeda na testa, nem por isso significa que tomei a vacina na testa”, brinca o professor Keyllor França.

Questionada pelo site Aos Fatos, Fernando Kokubun, professor de Física na FURG (Universidade Federal do Rio Grande), lembrou que a reação nas demonstrações pode ser causada pela umidade (suor ou algum cosmético) ou ainda pela cola do curativo utilizado após a aplicação da vacina.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

*Com Agência Alagoas

7 comentários em “Fake News: vacina não é magnética nem consegue grudar moedas na pele”

  1. Dunha disse:

    Não eh fake, fiz o teste com minha mãe agora e ficou PREGADA

  2. Leandro disse:

    Canalhice sem limite. Gordo tetudo ainda fala testcha.

  3. Lucenar Pinto Prates disse:

    é fake tomei a vacina e nao grudou moeda, alem disso, simulei essa fraude, coloquei um ima atras da mao e coloquei uma moeda de 1 real, e detalhe, a moeda de um real gruda nas bordas. APOSTO QUE SAO BOLSONARISTA QUE ACREDITA NO BOLSONARO, SE NAO QUER TOMAR VACINA, TOMA LOGO DE AFTOSA

  4. Alex disse:

    Acabei de fazer com meu sogro e já fazem mais de 30 dias que vacinou, não estava suado e a moeda grudou sim no lado da vacina. NÃO É FAKE.

  5. Aleksandra dos Santos Silva disse:

    Não é fake eu e meu primo tomamos a AstraZeneca e grudou sim ,fiz o teste no meu esposo q tomou a CORONAVAC também grudou. Não estou com medo apenas gostaria de ter uma resposta plausível com argumentos favoráveis dos cientistas especialistas do pq isso está acontecendo.

    1. Kaleb Portal disse:

      Aki onde moro, sô um grande combatente d Fake News por onde eu passo, grupos comentários, etc… O pessoal me envia informações pra desmascarar… Mas no kso dessa Fake da moeda, Ň CONSEGUI DESMASCARAR pq fui provar q é Fake me sustentando nos sites ANTI-FAKES e passei vergonha diante d amigos quando a moeda grudou no braço d minha mãe. Foi tipo EFEITO IMĂ, pois nem precisou fazer pressão na moeda cmo no vídeo desse cara na matéria e muito menos o braço d minha mãe estava suado! Além disso, pq só no braço da vacina e pq só nakele local?!! Só esse fato, derruba qualquer informação dessa matéria sobre Fake News. Vale lembrar q isso ñ acontece cm tds. Aki onde moro, depois desse vexame diante d amigos, esse efeito da moeda foi testado e confirmado cm mais umas dezenas d pessoas aki no meu bairro. Ň estou cm medo e vô tomar minha dose quando chegar minha vez. Tbm ñ acredito em chips, conspiração, nem nda disso. Apenas kero q a ciência e a imprensa caia na real desse fato inusitado e dê uma explicação convincente!

  6. Percival disse:

    O problema é de natureza científica e que de fato a física pode explicar o fenômeno da moeda “grudar” em alguma parte do corpo humano. No entanto, foi levantado o questionamento sobre esse efeito ocorrer na presença da substância em questão, e isso requer uma distribuição experimental para verificação. Dizer que o suor, resíduos ou outra coisa pode levar a moeda a ter certa aderência, já é do conhecimento da maioria. Portanto, a comprovação ou negação da conjectura em questão, deveria ser melhor apreciada por uma metodologia científica e não apenas por uma afirmação de laboratórios, sem o devido detalhamento, pois o mundo microscópico é tão desconhecido quanto ao macroscópico.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados