FAKE NEWS : alho e vinagre de maçã curem paciente com coronavírus

Infectologistas reforçam que não há medicamento ou receitas caseiras com eficácia no combate à Covid-19

FAKE NEWS : alho e vinagre de maçã curem paciente com coronavírus

Infectologistas reforçam que não há medicamento ou receitas caseiras com eficácia no combate à Covid-19

Por Redação com Assessoria | Edição do dia 18 de março de 2021
Categoria: Alagoas


Tem circulado nas redes sociais e aplicativos de mensagem um vídeo em que um homem, identificado como pastor Jorge, afirma que a cura para o novo coronavírus seria utilizar um dente de alho amassado misturado com vinagre de maçã três vezes ao dia. A informação é falsa.

“Nós descobrimos um remédio caseiro que mata o coronavírus. Um remédio simples que eu vou ensinar pra vocês. Você que está acamado, que está com coronavírus, e está com falta de ar. Aqui na minha casa nós somos cinco pessoas e só teve uma que a situação tentou se agravar mais um pouco, porque ele não fez isso”, diz o suposto pastor, enquanto mostra a receita, que consiste em ingerir um dente de alho amassado a um pouco de vinagre de maçã em uma colher.

Ainda segundo o homem, a mistura é capaz de curar pressão alta e herpes. O motivo da cura seria que os ingredientes seriam capazes de afinar o sangue e fazer com que ele circulasse melhor na corrente sanguínea.

Em checagem realizada pelo portal de notícias G1, em agosto do ano passado, também foi constatado que o conteúdo é falso. Na matéria, o infectologista entrevistado, Ralcyon Teixeira, falou sobre a ineficácia dos alimentos.

“Nós precisamos tomar cuidado com essas recomendações de receitas caseiras, porque até agora não há nada que seja comprovadamente efetivo no tratamento do coronavírus. Nem vinagre nem alho têm efeito antiviral, nem na prevenção, nem para evitar complicações da doença”, reforçou o médico.

A infectologista Mardjane Lemos, que atua no Hospital Escola Hélvio Auto, destacou ainda que é fundamental que a população continue seguindo as medidas preventivas. “É importante continuar seguindo as recomendações de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos”, completa.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados