Evo Morales anuncia que convocará novas eleições na Bolívia

A decisão partiu logo após uma auditoria da OEA que invalidou o pleito de 20 de outubro

Evo Morales anuncia que convocará novas eleições na Bolívia

A decisão partiu logo após uma auditoria da OEA que invalidou o pleito de 20 de outubro

Por | Edição do dia 10 de novembro de 2019
Categoria: Internacional, Notícias | Tags: ,,,


 (Foto: Twitter/Reprodução)

O presidente boliviano, Evo Morales, decidiu neste domingo convocar novas eleições gerais e renovar a totalidade de magistrados do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), depois da publicação de um informe de auditoria da OEA que invalida as eleições de 20 de outubro.

“Decidi renovar a totalidade de membros do tribunal supremo eleitoral”, disse Morales em um anúncio pela televisão. Informou também que vai “convocar novas eleições nacionais, que por meio do voto permitam ao povo boliviano escolher democraticamente novas autoridades”, acrescentou.

O informe da OEA, divulgado neste domingo, estabeleceu que a organização “não pode validar os resultados da presente eleição, e portanto se recomenda outro processo eleitoral”, ao estabelecer irregularidades na contagem de votos.

“O primeiro turno das eleições realizado em 20 de outubro passado deve ser anulado e o processo eleitoral deve começar novamente, efetuando-se o primeiro turno assim que existirem novas condições que deem novas garantias para sua realização, entre elas uma nova composição do órgão eleitoral”, diz o comunicado.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados