, Quinta-Feira - 18 de Julho de 2019

 

Estudantes de Atalaia criam Cooperativa em prol de Artesanato local

João Lemos / 4:00 - 29/04/2019

Projeto consiste em um site onde os artesãos poderão se cadastrar e divulgar seus trabalhos a qualquer momento.


ce6a1119-2481-4235-982e-6a3686c14c2f

Alunos criadores da Cooperativa COOPERARTE de Atalaia-AL. Créditos: Divulgação.

Alunos do 7º ano de um colégio particular localizado no município de Atalaia no vale do Paraíba do meio motivados pelo “Startup” uma feira de ciências que incentiva a criação de projetos que visam à qualificação do aluno e do meio em que vivem, resolveram criar uma cooperativa de incentivo e promoção do artesão local. Esses adolescentes com idade entre os 12 e 13 anos não pensaram duas vezes sobre o que iriam criar e o foco da garotada foi à cultura do município que através dos olhares atentos e o espírito de aventura percorreram toda a cidade coletando dados, contatos e curiosidades de diversos artesãos hora desconhecidos.

“Startup” significa “inicializar”, começar, dar a partida a algo. Nos últimos anos, o termo tem sido empregado para denominar as iniciativas – muitas vezes nascidas em jovens não muito experientes – de empreendedores que buscam dar vida a uma ideia. Ideia que surgiu no meio da garotada visando direcionar os artesãos locais para os grandes palcos do mercado de cultura popular do País, concedendo visibilidade e reconhecimento. Atalaia que já foi berço de grandes ceramistas, rendeiras e bordadeiras ver na ousadia dessa juventude a esperança de quê a cultura irá permanecer viva.

“A cooperativa Cooperarte composta por alunos do 7º ano do Colégio Inovar, trás uma ideia super ousada no assunto. Visando proporcionar uma melhor visibilidade para os artesãos do município criamos um site em que o próprio artesão poderá cadastrar-se e colocando disponível para a venda suas peças”. Ressaltou Laura Beatriz Medeiros de 12 anos.

Os incansáveis estudantes já reuniram cerca de 20 artesãos das mais variadas vertentes. Crochês, fuxicos, peças de fibra de bananeira, peças decorativas, panos de pratos e coxas de retalhos são partes integrantes que o público poderá conferir no site que será lançado ainda essa semana.

O “Startup” acontece nesta sexta-feira dia 03 e será divido em dois momentos. Das 13 as 17h – exposição dos Stands e a partir das 19h apresentações dos trabalhos. A Cooperarte irá funcionar no prazo de um ano – fase de teste e consolidação no mercado. A entrada é gratuita e o público poderá prestigiar os artesãos locais ou até mesmo adquirir lembrancinhas.

ad872e50-0096-4b4a-804a-b4c0911d1b96

Criadores da Cooperarte de Atalaia-AL. Créditos: Divulgação.


Comentar usando