Estoque do Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió é crítico

Doações atenderão demanda por transfusões dos pacientes cirúrgicos e oncológicos, com covid-19, de urgência e emergência da instituição

Estoque do Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió é crítico

Doações atenderão demanda por transfusões dos pacientes cirúrgicos e oncológicos, com covid-19, de urgência e emergência da instituição

Por Assessoria | Edição do dia 30 de abril de 2021
Categoria: Saúde | Tags: ,,


 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Maceió precisa da doação de todos os tipos de sangue. As doações irão atender à alta demanda por transfusões dos pacientes cirúrgicos e oncológicos, com covid-19, de urgência e emergência da instituição. A unidade fica em um prédio separado do hospital, na Rua Barão de Maceió, 354, Centro.

“Os tratamentos durante a pandemia não param. O estoque precisa ser mantido para atender às solicitações de transfusões e, dessa forma, garantir a segurança dos nossos pacientes”, explica a assistente social Luiza Inácio dos Santos.
Para evitar aglomerações, o Banco de Sangue da instituição disponibiliza o agendamento da doação para o horário da tarde, das 13 às 16h. Ele pode ser feito por meio do telefone 2123-6240 e o doador deve chegar dez minutos antes da hora marcada para preencher ou atualizar seu cadastro.

TRIAGEM CLÍNICA

Com a pandemia, a Anvisa e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios técnicos para triagem clínica dos candidatos à doação de sangue relacionados ao risco de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com as recomendações, os candidatos que viajaram ou que sejam procedentes de países com transmissão local e casos confirmados da doença serão considerados inaptos para a doação por um período de 14 dias após a chegada da viagem.
Já as pessoas que tiveram diagnóstico clínico ou laboratorial de infecção pelo novo coronavírus serão consideradas inaptas por um período de 30 dias após a completa recuperação da doença – isto é, quando estiverem sem nenhum sintoma ou sequelas que possam contraindicar a doação.

Para os candidatos que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoa com diagnóstico clínico ou laboratorial do novo coronavírus, o período de inaptidão será de 14 dias após o último contato.
Por último, os candidatos à doação de sangue que estejam em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica, devido a sintomas de possível infecção pela covid-19, serão considerados inaptos pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias), caso não apresentem sintomas.
De acordo com o documento, não existe evidência, até o presente, de transmissão transfusional dos coronavírus, ou seja, por procedimentos de transfusões de sangue. Portanto, as orientações são medidas de precaução.

Critérios básicos para doação:

Estar alimentado e em boas condições de saúde;
Ter idade entre 18 e 60 anos;
Portar documento oficial c/foto: (Identidade, Habilitação, Reservista com foto ou Carteira Profissional);
Pesar a partir de 55 kg;
Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior;
Dormir pelo menos 6 horas durante a noite.
Horário de doações:

Segunda à sexta feira das 07:00 às 16:00 horas – O estacionamento é gratuito.

Mais informações pelos telefones: 2123-6098 ou 2123-6240.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados