Estágio: porta de entrada para o mercado de trabalho

Programa de estágio do IEL/AL prepara alunos dos ensinos médio, técnico e superior para o mercado de trabalho

Estágio: porta de entrada para o mercado de trabalho

Programa de estágio do IEL/AL prepara alunos dos ensinos médio, técnico e superior para o mercado de trabalho

Por Assessoria | Edição do dia 5 de julho de 2021
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,,,


Foto: Assessoria

O estágio é a mais poderosa e eficaz ferramenta de entrada no mercado de trabalho para os jovens brasileiros. É através dele que o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL) ajuda os estudantes a terem contato com o mercado de trabalho e assim conhecer a área profissional que pretendem atuar. O que muitos ainda não sabem é que qualquer estudante, a partir de 16 anos, pode fazer parte do programa, seja ele do ensino médio, técnico ou superior.

O período de estágio, tanto é importante para a empresa, que aproveita os conhecimentos já adquiridos pelos jovens e seu potencial inovador, quanto para os estudantes, que aprimoram seus conhecimentos e criam a bagagem necessária para atuar no cargo pretendido. Existem muitos gestores que treinam os estagiários de acordo com a cultura da organização. Dependendo do empenho e dedicação durante seu período de estágio, muitos são efetivados.

A analista de carreiras do IEL/AL, Francine Ferro, ressalta os benefícios do trabalho para os estagiários: “Muitas empresas já têm esse olhar profissionalizante, isso ajuda os jovens a desenvolverem um senso de responsabilidade. Além disso, o programa permite o intercâmbio de ideias, conceitos, planos e estratégias, fazendo o networking com os colaboradores mais experientes, ajudando a conquistar novos espaços,” afirmou.

Ela ainda fala que o estagiário deve ter curiosidade em aprender, procurando explorar os conhecimentos do supervisor, tirando dúvidas e pedindo feedbacks assertivos. A avaliação de desempenho das atividades também vai ajudar a identificar os pontos fortes e como melhorar os pontos fracos.

Programa de Estágio IEL/AL
O programa de estágio do IEL/AL trabalha inserindo estudantes dos ensinos médio, técnico e superior no mercado de trabalho. Classificado como um dos melhores do Brasil nesta interação entre escola-empresa, o instituto segue a Lei do Estágio, que determina que o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade da educação de jovens e adultos.

“O IEL/AL prepara os jovens para enfrentar o mercado de trabalho. Por meio do estágio eles vão perder o medo e encarar a rotina de trabalho com mais naturalidade,” assegura Francine Ferro.

Conciliar o trabalho e os estudos é um dos requisitos necessários para poder concorrer às vagas de seleção de estágio pelo IEL/AL. O aluno deve estar matriculado e acompanhando as aulas regularmente, seja na escola, faculdade ou em um centro de ensino técnico. Para concorrer às vagas de estágio, os candidatos devem realizar o cadastro pelo site sne.iel.org.br/al informando os dados pessoais, escolares (curso, período e o ano letivo) em que está. Além disso, é importante preencher se tem algum conhecimento específico, por exemplo, na área de informática, com ferramentas como Word, Excel, Photoshop, Coreldraw, dentre outros.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados