Estado autoriza construção de barragem em União dos Palmares
Obra terá início nesta segunda-feira (10), sob o comando da Secretaria de Estado da Infraestrutura, e possui 30 dias para execução
Estado autoriza construção de barragem em União dos Palmares
Obra terá início nesta segunda-feira (10), sob o comando da Secretaria de Estado da Infraestrutura, e possui 30 dias para execução
Por | Edição do dia 8 de abril de 2017
Categoria: Meio Ambiente, Notícias
| Tags: barragem em união dos palmares,construção de barragem em união dos palmares,Sertrand
O governador Renan Filho assinou, nesta sexta-feira (7), durante a 6ª edição do Governo Presente, ordem de serviço que garante a construção da primeira barragem de nível do município de União dos Palmares. A obra é mais uma ação emergencial do Estado para minimizar os efeitos da seca na Zona da Mata alagoana, com prazo de 30 dias para ser executada.
Para solucionar o déficit de abastecimento de água em União dos Palmares, o Governo de Alagoas investe R$ 290 mil para a construção da barragem, a ser erguida em caráter definitivo, no rio Mundaú. Até o momento, apenas estruturas paliativas eram utilizadas no município, a exemplo de sacos de areia.
A medida irá beneficiar famílias como a de Dona Maria José da Silva, moradora do Loteamento Roberto Correia. Segundo a aposentada, ela já chegou a passar mais de um mês sem uma gota de água dentro de casa. “Quando o rio secou, a dificuldade foi grande. Passei um mês sem água na rua. Aos poucos, a água tem chegado, mas, ainda assim, é com muita dificuldade. Tem dia que chega e outros que ela nem dá sinal, como hoje de manhã”, revelou.
A situação é semelhante para Jó da Silva, outra moradora do loteamento. “A gente quer tomar banho, lavar roupa, cozinhar, lavar os pratos, limpar a casa. Mas, não tem água suficiente. Então, a gente tem que ir a pé, a lugares mais distantes, buscar água pra tudo, até pra beber. E, no meu caso, que tenho uma criança de dois anos, a situação fica muito mais difícil”, explicou.
Devido a casos como esse, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) elaborou projeto capaz de atender à demanda da população de União dos Palmares e aportou recursos exclusivos do governo estadual para a execução dos trabalhos. Com isso, após a conclusão da nova barragem, o município terá capacidade de até 120 dias para captação da água no rio Mundaú, mesmo em períodos de pouca chuva.
Durante a ordem de serviço, a secretária também anunciou que as obras terão início nesta segunda-feira (10), em caráter emergencial. Para a palmarina Jó da Silva, a notícia representa uma real mudança de vida. “O governo está trazendo pra gente um bem precioso. Vai ser bom demais ter água chegando dentro de casa. É uma vida nova!”, avaliou a moradora.