Especialista mostra como normas de SST favorecem finanças das empresas

Orientação é do médico Gustavo Nicolai, palestrante em seminário que começa hoje em Maceió

Por | Edição do dia 20 de julho de 2016
Categoria: Economia, Notícias | Tags: ,,,,


Nada será como ontem. E no caso da saúde e segurança no trabalho, houve mudanças significativas nos últimos anos, que podem impactar financeiramente as empresas. Quem alerta é o doutor Gustavo Nicolai, um dos maiores especialistas em SST do País, que já está na capital alagoana para o 1º Seminário Sesi em Saúde e Segurança no Trabalho, que ocorre nesta quarta, 20, e quinta-feira, 21, no Hotel Jatiúca.

Gustavo Nicolai já está em Maceió (Foto: assessoria)

Gustavo Nicolai já está em Maceió (Foto: assessoria)

“Existe hoje uma tributação variável em função dos índices de acidentes e de afastamentos previdenciários em cada empresa. Quanto maior o número de ocorrências, maior a tributação. Conseguimos desmembrar esse cálculo e revelar o valor de cada acidente e afastamento, que chega a R$ 9 mil e R$ 51 mil, respectivamente”, disse Nicolai, que na palestra desta quarta-feira vai abordar o tema “Segurança e Saúde do Trabalho, Custo ou Investimento?”.

Durante o seminário, que será aberto na noite desta quarta-feira pelos presidentes da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, o especialista destaca que os números devem contribuir para modificar a decisão dos empresários em relação aos investimentos em SST.

“Além de uma questão social, moral, política e ética, o empresariado agora tem uma razão financeira para investir na segurança no trabalho”, ressaltou. Segundo ele, a legislação inova ao bonificar as empresas que reduzem os acidentes e afastamentos previdenciários dos trabalhadores.

Um dos bônus incide sobre o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), em vigência desde 2010. Trata-se de um multiplicador, que varia de 0,5 a 2 pontos, aplicados sobre a alíquota do Seguro Acidente do Trabalho (SAT), e que serve para calcular as taxas do seguro de acidente de trabalho pagas pelas empresas. No seminário, ele também vai mostrar aos empresários e profissionais de segurança no trabalho as soluções que o Sesi oferece para tornar o ambiente corporativo mais seguro e saudável.

Currículo

O Dr. Gustavo Nicolai é médico do trabalho e executivo do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi); graduado em Medicina, com título de especialista em Medicina do Trabalho; especialista em Saúde do Trabalhador, em Gestão de Saúde e em Ergonomia; auditor líder da Norma OHSAS 18001.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados