Escolas terão até sexta-feira (22) para conferir e corrigir dados informados ao Censo Escolar

Nessa primeira etapa, levantamento aborda o quantitativo de matrículas

Escolas terão até sexta-feira (22) para conferir e corrigir dados informados ao Censo Escolar

Nessa primeira etapa, levantamento aborda o quantitativo de matrículas

Por Assessoria | Edição do dia 19 de outubro de 2021
Categoria: Brasil, Educação | Tags: ,,,


Escolas públicas e privadas de todo o país têm até sexta-feira (22) para conferir, confirmar e, se necessário, corrigir informações relativas à primeira etapa do Censo Escolar 2021. O preenchimento deve ocorrer no Sistema Educacenso tendo como referência a data de 26 de maio.

Censo Escolar é base para a formulação de políticas públicas e cálculo de índices educacionais (Foto: Thiago Ataide)

O Censo Escolar é a principal estatística da Educação Básica brasileira e seus dados servem de base para o repasse de recursos, formulação de políticas públicas e cálculo de índices educacionais, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nesta primeira etapa, os gestores responderam questionamentos acerca da matrícula inicial – quantitativo de estabelecimentos de ensino, turmas, estudantes, gestores e profissionais da educação em sala de aula.

Resultado

Após o fechamento do Sistema Educacenso para as alterações necessárias, o instituto vai conferir as informações repassadas e divulgar o resultado final da primeira etapa do levantamento no dia 31 de janeiro de 2022. Em 1º de fevereiro, terá início a segunda fase da pesquisa, onde serão informados dados acerca da Situação Aluno (aprovação, reprovação, evasão e abandono).

O Inep irá disponibilizar os relatórios por escola para que os gestores municipais e estaduais das redes de ensino acompanhem e confiram as informações declaradas.

Segunda etapa – A partir da publicação dos resultados preliminares no DOU, os gestores terão 30 dias para verificar, confirmar ou, caso necessário, alterar os dados. Os resultados finais da primeira etapa serão divulgados em 31 de janeiro de 2022.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados