Escolas terão até o dia 20 para retificar dados do Censo Escolar 2015

Erro na base de dados do MEC pode tirar participação de aluno no Enem e Olimpíadas Escolares

Escolas terão até o dia 20 para retificar dados do Censo Escolar 2015

Erro na base de dados do MEC pode tirar participação de aluno no Enem e Olimpíadas Escolares

Por | Edição do dia 13 de maio de 2016
Categoria: Alagoas, Notícias | Tags: ,


O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), comunicou que as escolas públicas, particulares e filantrópicas de todo o país terão até o dia 20 de maio para fazer as retificações dos dados do Censo Escolar 2015 e promover as alterações e correções necessárias diretamente no módulo “Situação do Aluno” do Sistema Educacenso.

ab34590eba17ef63ab1c51ae4ad6211c_L

Divergências nos dados de movimento e rendimento dos alunos impactarão no cálculo do Ideb das escolas (Foto: Valdir Rocha)

 O comunicado foi dirigido às Secretarias Estaduais de Educação em virtude da divulgação dos resultados preliminares do módulo “Situação do Aluno”, por meio dos Relatórios Gestores no sistema Educacenso, no dia 6 de maio deste ano.

Foi comunicado também que, encerrado o prazo da retificação, os dados não poderão ser alterados, pois “incidirão no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Por isso é importante que as informações estejam corretas, uma vez que divergências nos dados de movimento e rendimento dos alunos impactarão no cálculo do Ideb das escolas”.

Além do Ideb, os dados informados no Educacenso são essenciais para a elaboração de políticas públicas, a exemplo da compra da merenda e envio de livro didático para as escolas. Daí a necessidade de se estar atento aos prazos e conferir minuciosamente os dados informados.

Orientações 
De acordo com Cheila Vasconcelos, coordenadora estadual do Educacenso em Alagoas, o repasse das informações no momento certo é de fundamental importância para atualização do Censo Escolar. Ela também chamou a atenção para outros prejuízos advindos do não preenchimento correto do levantamento.

“Mesmo que a escola tenha preenchido tudo corretamente, é sempre bom dar uma conferida nas informações, para verificar a existência ou não de alguma pendência”, alertou Cheila. Segundo ela, essa verificação se torna obrigatória em caso de saída ou entrada de aluno durante o ano letivo.

“Se o aluno não estiver cadastrado no Censo Escolar, pode ficar de fora dos eventos nacionais, a exemplo das Olimpíadas Escolares”, observou a coordenadora. “Erros na base de dados do MEC também podem prejudicar o aluno na sua participação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem)”, complementa a coordenadora.

Para mais informações sobre a retificação do Educacenso 2015, gestores podem entrar em contato coma coordenação estadual pelo e-mail educacenso.al@gmail.com ou pelos telefones (82) 3315-1264/1265.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados