Escolas entregam materiais impressos para reforçar ensino em casa

Quinzenalmente, pais de alunos da Escola Frei Damião, no Benedito Bentes, retiram materiais elaborados pelos professores

Escolas entregam materiais impressos para reforçar ensino em casa

Quinzenalmente, pais de alunos da Escola Frei Damião, no Benedito Bentes, retiram materiais elaborados pelos professores

Por Assessoria | Edição do dia 23 de abril de 2021
Categoria: Alagoas, Educação, Maceió | Tags: ,


Com os desafios do ensino remoto, cada escola tem elaborado a melhor estratégia para continuar levando a educação para seus alunos. Na Escola Municipal Frei Damião, no Benedito Bentes, o material impresso e o livro didático estão sendo distribuídos aos responsáveis dos alunos para auxiliar nas atividades pedagógicas em casa.

Organização da Escola Frei Damião para entrega das atividades impressas. (Foto: Ascom Semed)

Segundo a diretora da Escola, Vera Lúcia Silva, o material impresso contempla todos os 716 estudantes da escola com ou sem acesso à internet. “Além da entrega de impressos, nosso trabalho está sendo realizado pelo Whatsapp. Todos os dias, nossas aulas acontecem em horários pré-estabelecidos, onde ocorrem as correções e as explicações acerca do material impresso. Nosso objetivo é que todos os estudantes recebam o material e possam acompanhar as aulas devidamente”, afirma.

Material impresso tem facilitado o acesso à educação. (Foto: Ascom Semed)

A diretora explica que mesmo que todos os alunos estão recebendo as atividades e também o direcionamento. “Estamos flexibilizando o ensino ao máximo, dando assistência inclusive aos alunos que, por algum motivo, não conseguem acompanhar as aulas online. Nesses casos, os professores abrem um grupo em outro turno, onde realizam explicações e correções das atividades”, explica Vera.

No material impresso, consta o número do coordenador e do professor para que os pais possam entrar em contato com a escola sempre que precisarem. Os alunos que não entregam as atividades impressas são monitorados para garantir que todos participem e aprendam.

Para a professora do 5º ano, Maria Auxiliadora, os professores precisaram se reinventar para minimizar as perdas educacionais e manter o foco dos alunos, mesmo à distância.

“Há mais de um ano estamos afastados da escola. Desde então, não medimos esforços para educar nossos alunos. Os estudantes e as famílias têm colaborado muito. Os pais vão à escola pegar as atividades impressas e participado ativamente da educação de seus filhos. Esse trabalho conjunto tem sido fundamental”, analisa Maria.

Para Luiz Carlos Ferrari, pai de Luiz Gustavo da Silva do 4º ano, o trabalho que a escola está fazendo tem sido excepcional, porque permite que as crianças, mesmo em casa, dêem continuidade aos estudos. “A escola tem feito um trabalho importante, pois não deixou as crianças à toa em casa. Vim pegar o material impresso e o livro didático, pois considero um incentivo a mais para meu filho aprender”, destaca o pai.

Luiz Carlos Ferrari, pai de aluno da Escola Frei Damião. (Foto: Ascom Semed)

O aluno do 1º ano, Adryan Victor Gomes, disse que suas atividades favoritas são as mais dinâmicas. “Gosto muito de pintar. É bem fácil e o que mais gosto de fazer”, revela o estudante animado.

Adryan exibindo a atividade feita em casa. (Foto: Ascom Semed)

Para o Secretário Municipal de Educação Elder Maia, a entrega do material impresso é a forma pedagógica mais tradicional e tem contribuído para as práticas educacionais durante o ensino remoto.

“Sabendo dessa importância, reativamos a central de cópias, na sede da Secretaria, para atender a todas as escolas, principalmente as que não dispõem de copiadora. Lá, pela manhã, as escolas podem reproduzir suas atividades pedagógicas e, então, distribuir para os alunos”, ressalta o secretário.

A Central de Cópias está disponível na sede da Semed, na Rua General Hermes, 1199, bairro do Cambona. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados