Escolas da rede estadual participam do processo de formação da Fundação Lemann

Escolas da rede estadual participam do processo de formação da Fundação Lemann

Por | Edição do dia 1 de setembro de 2016
Categoria: Educação, Notícias | Tags: ,,,


Consultores da Fundação Lemann e da Elos Educacional iniciaram, na última quarta-feira (31), no Cepa, o processo de adesão e formação de diretores e coordenadores pedagógicos escolas da rede estadual no programa Gestão para Aprendizagem, conquistado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), após processo seletivo concorrido com mais de 200 redes de educação de todo o país.

Responsáveis pela execução do programa em Alagoas, as consultoras da Elos Educacional, Claudia Zupini e Vanessa Gama explicaram como será a implementação da formação, que terá duração de dois anos.

“No primeiro semestre trabalharemos com os técnicos da Seduc e gestores das escolas e, a partir do segundo semestre, com os professores. Tudo com o objetivo geral de melhorar a aprendizagem dos alunos. Para isso usaremos ferramentas de gestão e instrumentos já utilizados no cotidiano”, explicou Vanessa.

Foto: assessoria

Foto: assessoria

“O curso de hoje nasceu exatamente da vontade de otimizar a vida do gestor. A ideia é trazer instrumentos básicos capazes de colaborar e empoderar, para facilitar o dia a dia na escola”, ressaltou Claudia.

Parceria

De acordo com a secretária executiva da Seduc, Laura Souza, o programa contemplará os entes envolvidos no processo educacional em um trabalho que envolve formação do planejamento à prática pedagógica, em duas frentes de atuação, com foco na qualidade do ensino e aprendizagem: consultoria para gestão pedagógica estratégica da Secretaria e formação para diretor e coordenador pedagógico a 60 escolas da rede, com prioridade àquelas ofertantes dos anos finais do ensino fundamental.

“Essa parceria é mais um importante passo para o desenvolvimento e consolidação das políticas com foco na melhoria da qualidade da educação que a rede estadual oferta. Estamos trabalhando um planejamento estratégico de toda a área pedagógica, aperfeiçoando, principalmente, os mecanismos de acompanhamento pedagógico”, disse Laura Souza.

O objetivo, segundo a secretária, é trabalhar a formação dos técnicos da rede, nos três níveis – administração central, regionais e escola -, para que esse acompanhamento seja planejado, contínuo e com foco nos resultados. “Para essa missão é muito importante contar com a parceria de uma instituição como a Lemman. Ainda mais porque é uma consultoria gratuita e que vai nos ajudar a construir uma política própria de acompanhamento, ou seja, depois do fim da parceria, toda a tecnologia será nossa, e nós poderemos, inclusive, auxiliar os municípios e multiplicar o conhecimento adquirido”, explicou.

O consultor da Lemann, Raph Gomes, destacou o compromisso da equipe alagoana nesta fase inicial. “Ter a oportunidade de desenvolver esse trabalho com a Secretaria de Alagoas é uma grande honra pra nós. Foram 213 secretarias inscritas no processo seletivo de acesso ao programa e, destas, 10 foram contempladas. A cada interação com a gestão e a equipe da Secretaria ficou claro o compromisso, a preocupação e a vontade de fazer diferente. Esse engajamento muito nos animou a estarmos aqui, trabalhando juntos com a gestão, a fim de garantirmos melhor aprendizagem para cada um dos alunos da rede”, afirmou Raph Gomes.

Deixe uma resposta

Publicidade
 
 
Publicidade

2019 O dia mais - Todos os direitos reservados